MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Projeto de Friburgo ultrapassa marca de 54 mil face shields doadas para estados e ganha apoio da Força Aérea

Iniciativa que inclui parcerias entre instituições públicas e privadas quer estender entrega de máscara para novas cidades

Por Redação Multiplix
31/07/20 - 15:18
Projeto de Friburgo ultrapassa marca de 54 mil face shields doadas para estados e ganha apoio da Força Aérea Face shields produzidas em Nova Friburgo são enviadas para diversos estados do Brasil | Foto: Divulgação/Firjan

Um projeto criado em Nova Friburgo para a produção de face Shield, os protetores faciais usados contra a Covid-19, já ultrapassou a marca de 54 mil máscaras doadas para diversos estados do Brasil. Agora, com o apoio da Força Aérea Nacional, a nova meta é alcançar a confecção de 100 mil unidades para doação.

As entregas já ocorreram para municípios do estado do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso e Alagoas. Componentes também foram enviados para Brasília, Manaus e Recife e outras remessas deverão acontecer nas próximas semanas.

O material será entregue para médicos, técnicos e enfermeiros, além de outros profissionais e instituições de saúde, por meio de instituições e grupos que trabalham com inovação, o que vai dar novo alcance à iniciativa, segundo os responsáveis.

O projeto é liderado por professores e pesquisadores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Federal Fluminense (UFF), empresa Persona 3D, Firjan Senai e indústrias — Thurlerflex, Stam, Hak, Suspiro Íntimo, Vetroresina, Fermoplast, Injetec de Friburgo, Remo Polímeros, Grupo PSA e Braskem.

Segundo o coordenador do projeto Face Shield Nova Friburgo, Lucas Lima, com novos parceiros e apoiadores, será possível ampliar a entrega desse material em um momento tão difícil para todos.

“A meta inicial era produzir 3 mil máscaras para os profissionais da cidade. Hoje, a gente vê a possibilidade real de chegar a 100 mil, uma marca muito acima do esperado, e levar essa iniciativa para os estados mais distantes do país. Estou muito feliz em coordenar um projeto que faz grande diferença para os profissionais que salvam vidas e atuam no combate ao coronavírus”, disse Lucas.

Os protetores faciais são compostos por três partes: a viseira (arco), o visor (lente) e a faixa de fixação. Ela cobre uma extensão maior do rosto, protegendo do contato com gotículas expelidas pelo paciente por tosse ou espirro e, por isso, se tornou item essencial no dia a dia dos profissionais de saúde.

Os primeiros protótipos foram feitos em impressoras 3D, onde os arcos demoraram cerca de uma hora e meia para ficarem prontas. Os elásticos, que auxiliam no conforto e estabilidade do equipamento, foram doados pelo setor têxtil e as lentes são cortadas a laser nos laboratórios FabLab da Firjan SENAI.

Doações e solicitações podem ser feitas pelo email: faceshield.novafriburgo@gmail.com.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.