Símbolo de Friburgo, praça Getúlio Vargas agora é Patrimônio Cultural do Estado do Rio de Janeiro
Espaço também é tombado pelo Iphan por seu conjunto arquitetônico e paisagístico
11/05/23 - 09:58

A praça Getúlio Vargas, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, é um dos cartões postais da cidade e recebeu recentemente mais um importante reconhecimento.
Agora, o local é considerado um Patrimônio Cultural do Estado do Rio de Janeiro, após o governador Cláudio Castro (PL) sancionar o Projeto de Lei nº 4362-A/2018, de autoria do ex-deputado Wanderson Nogueira (PDT), que se tornou a Lei 10.001.
De acordo com a publicação no Diário Oficial, com esse novo título, "o estado poderá celebrar convênios e promover ações e eventos voltados a divulgar a importância histórica e fomentar a inclusão da praça no circuito turístico da região".
Segundo a Fundação D. João VI, responsável pelos bens tombados da cidade, essa nova conquista é de extrema importância para o município. A praça Getúlio Vargas terá ainda mais valor histórico e cultural e certamente será um atrativo a mais para os turistas que visitam a cidade:
A declaração da praça Getúlio Vargas como patrimônio cultural e imaterial pela Alerj reforça os tombamentos anteriores, realizados pelo Iphan (1972) e pela Fundação D. João VI (2012), protegendo o bem também em nível estadual e trazendo a perspectiva da praça como um espaço de uso afetivo.
Nas redes sociais, o ex-deputado Wanderson Nogueira, falou sobre a importância da aprovação do projeto:
O mais legal dessa lei é que criamos um dispositivo que permite o estabelecimento de convênios da prefeitura com o estado para transformar a praça em ambiente cultural permanente. Cabe agora à prefeitura ter criatividade e apresentar projetos.
A reportagem entrou em contato com o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), para saber sobre os novos planejamentos para a praça e o que muda, de fato, a partir da aprovação dessa lei, mas ainda aguarda informações.
Praça Getúlio Vargas
Chafariz também foi projetado pelo engenheiro Glaziou | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
A praça Getúlio Vargas é um ponto de encontro e lazer para moradores e turistas, com diversas opções de restaurantes, lojas e outros estabelecimentos comerciais.
Além disso, a praça é cercada por edifícios históricos, como uma das mais antigas construções da cidade, o solar da família Clemente Pinto, que foi construído em 1843 para ser a residência urbana de Antonio Clemente Pinto, futuro Barão de Nova Friburgo, hoje atual Fundação D. João VI.
A praça é um bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O espaço foi projetado pelo engenheiro francês Auguste François Marie Glaziou, a convite de Dom Pedro II, em 1858.
O nome da praça, muito conhecida pelos eucaliptos centenários, é uma homenagem ao ex-presidente da República, Getúlio Vargas.
Por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre o município e o Ministério Público Federal (MPF), em 2015, a praça deve passar por uma “requalificação do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico”.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.