MENU

Portal Multiplix

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Companhia Arteira de Nova Friburgo lança “Os Invisíveis”

Vídeo documentário inspirado em relatos sobre a catástrofe de 2011 tem estreia marcada para 24 de abril

Por David Massena
21/04/21 - 14:44
Companhia Arteira de Nova Friburgo lança “Os Invisíveis” Ator Gero Band para o documentário | Foto: Camila Carneiro

Com sede em Nova Friburgo e doze anos de atividades ininterruptas e de pesquisas contínuas, a Companhia Arteira, capitaneada pela atriz e diretora Gabriela Ribas, é reconhecida por suas produções, algumas premiadas por sua qualidade, através de diferentes linguagens dramatúrgicas.

Em 2011, ano da catástrofe climática na Região Serrana do Rio de Janeiro, o grupo foi contemplado com o Prêmio Montagem Cênica 2011, que viabilizou o espetáculo “Cartas”. Este novo projeto, “Cartas do Isolamento”, dá continuidade à pesquisa iniciada naquele ano, buscando aprofundamento nos textos de auto ficção e no Teatro de Objetos Documentais.

A companhia está finalizando o vídeo documentário “Os invisíveis”, que faz parte do Projeto “Cartas do Isolamento” apresentado para o Edital “Retomada Cultural RJ” da Lei Aldir Blanc, que conta com o patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, e será exibido em seu canal no YouTube nos dias 24, 25 e 30 de abril e 1 e 2 de maio, sempre às 20h. No dia 24, às 21h, pela plataforma Zoom, será promovido um bate-papo sobre o processo de criação e as várias fases de produção.

O documentário de ficção é inspirado em relatos orais e escritos de situações de isolamento social em consequência da catástrofe de 2011 na Região Serrana do Rio, fazendo uso da linguagem do Teatro de Objetos Documentais para desenvolver propostas cênicas a partir de relações subjetivas. O trabalho de composição da dramaturgia coletiva tem a direção de Miguel Vellinho, que mesmo estando na cidade do Rio de Janeiro, acompanha online toda a produção, e atuação dos atores da Companhia Arteira: Gero Band, Jerônino Nunes, Gabriela Ribas, Cássio Campos e Silvia Araujo.

Tanto o documentário quanto o bate-papo são indicados para o público a partir de 14 anos. Mas só poderá participar do bate-papo quem se inscrever por e-mail (cia.arteira8@gmail.com) até as 21h do dia 23, em virtude da capacidade da sala virtual e o link será disponibilizado pelo mesmo e-mail em que a pessoa se inscreveu.

Para saber mais, acesse o Facebook, Instagram e o site

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.