Santa Maria Madalena volta a exigir uso obrigatório de máscaras em locais fechados
Último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura registra 69 casos de Covid, no município

Na última quarta-feira, dia 15, a Prefeitura de Santa Maria Madalena, na Região Serrana do Rio, voltou a exigir o uso de máscaras em ambientes fechados para conter o avanço da Covid-19 e outras doenças respiratórias no município.
Segundo informações do Executivo, a retomada da obrigatoriedade do uso do item de proteção está relacionada ao aumento de taxa de positividade da doença nos últimos dias. O último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, registra 69 casos de Covid no município.
De acordo com o decreto, será obrigatório o uso de máscara nos seguintes ambientes: transporte coletivo e individual de passageiros, transporte escolar, repartições públicas, unidades de saúde públicas e privadas, instituições religiosas, instituições de longa permanência, unidades de assistência social públicas e privadas, mercados, farmácias, padarias, agências bancárias, além de outros estabelecimentos comerciais.
A mesma exigência também será feita nas unidades de ensino localizadas no município, tanto nas escolas públicas municipais quanto nas escolas privadas.
O uso de máscaras em locais abertos permanece facultativo, exceto em locais de assistência ou de interesse à saúde.
A medida passou a valer a partir da data de publicação do decreto, no último dia 14, revogando todas as medidas anteriores.
Outras cidades retomaram uso das máscaras
Bom Jardim
Na última sexta-feira, dia 10, a Prefeitura de Bom Jardim, também na Região Serrana do Rio, anunciou em suas redes sociais o retorno da obrigatoriedade do uso das máscaras faciais em ambientes fechados, incluindo espaços públicos ou privados de uso coletivo.
A medida foi publicada por meio de decreto oficial na mesma data e vigora até o dia 30 deste mês.
Cachoeiras de Macacu
Na semana anterior, no dia 7, a prefeitura de outro município do interior do Rio, Cachoeiras de Macacu, também publicou um novo decreto tornando obrigatório o uso do equipamento de proteção no transporte público, sejam eles de linhas intermunicipais ou municipais, assim como no transporte escolar público e privado.
Nas unidades de saúde também se tornou obrigatório o uso de máscara facial, na Atenção Básica ou Atendimento Hospitalar (Urgência e Emergência).
Neste novo decreto, a prefeitura recomendou a utilização do equipamento de proteção em ambientes fechados (público ou privado), e também para pessoas imunodeprimidas, com comorbidades e imunização incompleta.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.