Próximos dias serão marcados por queda acentuada de temperatura em todo o estado do Rio
Cidades da Região dos Lagos podem registrar ressaca; Na Serra, a previsão é de geada
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a queda acentuada das temperaturas em diversas partes do Brasil, entre elas, as regiões Serrana e dos Lagos do Rio.
Uma massa de ar frio, que se desloca pelo continente sul-americano, atingiu primeiro o Sul do país, de acordo com o Inmet. A chegada dessa frente fria ao Centro-Sul do Rio de Janeiro está prevista para esta sexta-feira, 9. A mudança no tempo deve se propagar para as demais áreas do estado no sábado, 10.
Ainda segundo o Inmet, o declínio nas temperaturas deve ficar entre 3°C e 5°C.
Além disso, há potencial para geadas na Região Serrana do Rio, principalmente entre a madrugada e o amanhecer de domingo, 11, especialmente em áreas de vales, baixadas de altitude ou planaltos.
Com a intensidade e a propagação prevista, esta será a primeira massa de ar frio de 2024 que conseguirá avançar sobre todos os estados das regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, explicou o Inmet.
Temperaturas previstas para os próximos dias
As previsões divulgadas pelo Inmet já mostram as quedas nas temperaturas para este fim de semana.
Nova Friburgo, na Região Serrana, pode ter mínima de 6°C e máxima de 17°C neste sábado, 10. No domingo, 11, os termômetros devem marcar entre 6°C e 18°C.
Durante a tarde desta sexta-feira, 9, a Defesa Civil da cidade emitiu um alerta que informa:
A passagem de uma fria ocasionará pancadas de chuva, podendo ser fortes, rajadas de vento moderado a forte e queda significativa de temperatura.
O aviso é válido até este sábado, dia 10, em Nova Friburgo.
Pico da Caledônia, em Nova Friburgo, na manhã desta sexta-feira, 9 | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
A Região dos Lagos também sentirá os reflexos dessa mudança nas temperaturas. Uma nota da Marinha do Brasil informa que a passagem da frente fria "poderá provocar ressaca na faixa litorânea dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, entre Ilhabela (SP) e Macaé (RJ)".
O comunicado afirma que as ondas poderão chegar a 2,5 metros, entre a manhã e noite deste sábado, 10.
Porém, o coordenador de Defesa Civil de Arraial do Cabo, Ricardo Ferreira, já alerta para a previsão da próxima semana:
A ressaca no litoral de Arraial do Cabo está prevista para terça-feira, 13, e quarta, 14. O pico será no dia 14 de agosto. A partir de quinta já começa a estabilizar. A previsão é de ondas com até 4 metros de altura. Na próxima semana estaremos alertando a população cabista.
De acordo com o Inmet, neste sábado, a mínima prevista para Arraial do Cabo é de 12°C e máxima de 22°C. No domingo, a temperatura varia entre 14°C e 23°C.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!