Presença de ratos em praça central de Nova Friburgo repercute e mobiliza autoridades
Secretário de Serviços Públicos critica prática de alimentar animais como pombos na cidade: "Estamos enxugando gelo"
Presença de ratos mobiliza servidores da prefeitura em nova etapa de desratização
|
Fotos: Reprodução/Rede Social/PMNF
A imagem de vários ratos na praça Dermeval Barbosa Moreira, no centro de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, tem gerado forte repercussão nas redes sociais ao longo dos últimos dias.
Através dela é possível ver vários roedores se alimentando de grãos, deixados em um canteiro para os pombos, segundo a prefeitura.
Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp
Ao tomar conhecimento do caso, o secretário de Serviços Públicos, José Sebastião Rabello, conhecido como Zezinho do Caminhão, disse, em um vídeo nas redes sociais, que programou a ida de servidores ao local para realizar o controle de pragas com a aplicação de veneno nos buracos onde os roedores se escondem.
Ele afirmou ainda que o serviço já havia sido realizado há 30 dias, mas que o problema persiste por causa da prática de alimentar pombos:
Os mesmos pombos que eles não querem na casa deles, eles alimentam aqui na praça. A consequência é essa! Além de aumentar muito o número de pombos na cidade, virou um atrativo para ratos também.
No vídeo, o secretário relatou que restos de quentinhas deixados por moradores de rua também contribuem para o problema:
Vocês não têm ideia da quantidade de lixo e de alimentos que têm dentro desses canteiros! Nós estamos enxugando gelo! Hoje nós estamos aqui realizando esse serviço, mas estávamos aqui 30 dias atrás e só aumenta o número desses bichos.
Restos de quentinha deixados por moradores de rua e acúmulo de lixo atraem roedores | Fotos: Reprodução/Rede Social/PMNF
Em resposta aos questionamentos da reportagem, a prefeitura destacou que continuará monitorando o local e que a atuação integrada entre poder público e comunidade é fundamental para reduzir a presença de pragas urbanas em áreas de grande circulação.
A pasta pede ainda a colaboração da população, de modo a evitar o depósito de alimentos para os pombos, uma prática comum na cidade, mas que acaba contribuindo para a proliferação de ratos e baratas.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!







