MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Números da crueldade: mais de 200 denúncias de maus-tratos a animais já foram feitas este ano em Friburgo

Dados são da Subsecretaria de Bem-Estar Animal. Campanha Abril Laranja conscientiza contra esse tipo de crime

Por Natalia Amorim
26/04/22 - 16:30
Números da crueldade: mais de 200 denúncias de maus-tratos a animais já foram feitas este ano em Friburgo Cachorro em situação de maus-tratos resgatado pela Ssubea e Polícia Civil, no último dia 13 | Foto: Divulgação/PMNF

Pelas ruas de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, não é difícil encontrar um animal doméstico ferido, atropelado, vítima de maus-tratos e, ainda nestas condições, abandonado à própria sorte. Nas redes sociais, grupos de protetores voluntários se mobilizam para angariar ajuda ao tratamento desses animais ou até mesmo conseguir um lar temporário, até que consigam uma adoção responsável.

Mas o trabalho é incansável! A cada dia que passa, cresce o número de casos. Os protetores, que não recebem nenhum incentivo público para realizar este trabalho, dizem que não dão conta de atender a tantos pedidos de socorro da sociedade.

A protetora Janaína do Waltinho acredita que mais campanhas de conscientização devem ser feitas pelo poder público mostrando que existe a Lei de Crimes Ambientais (Art. 32, da Lei Federal nº 9.605) e também para que as pessoas entendam que "bicho não é um objeto" e tem sentimentos e sensações, como fome, dor e tristeza, assim como os seres humanos.

Este tipo de trabalho deveria ser feito todos os meses, porque, infelizmente, Friburgo parece uma terra sem lei quando o assunto é maus-tratos a animais. O que nós clamamos à sociedade é que denuncie os casos que tiverem conhecimento. Sem isso, a polícia não tem como atuar contra os agressores. E, infelizmente, as pessoas não têm o costume de ir à delegacia, fazer registro de ocorrência após o resgate.

O Delegado da Polícia Civil, Henrique Pessoa, titular da 151ª DP de Nova Friburgo, é sensível à causa e reitera que a delegacia está à disposição da população para receber as denúncias e, inclusive, incentiva as pessoas a fazerem isso.

Só pedimos que quando flagrarem um animal em situação de magreza, machucado, amarrado em locais insalubres, as pessoas façam registro fotográfico, vídeos, e se possível tenham imagens de câmeras de segurança. Precisamos de provas cabais de que o fato realmente está acontecendo para instaurar o inquérito e penalizar os responsáveis.

Os números da violência

A Subsecretaria de Bem-Estar Animal de Nova Friburgo (Ssubea) trabalha em parceria com as polícias Civil e Militar. Só neste ano, a Ssubea já recebeu mais de 200 denúncias de casos de maus-tratos, sendo que 20 deles ainda seguem em monitoramento.

O último registro foi feito há duas semanas. A subsecretária da Ssubea, Elisângela Rodrigues, formalizou mais uma denúncia de abandono na delegacia no último dia 13 de abril.

Com a ajuda da polícia, conseguimos resgatar mais um cão que estava vivendo em condições precárias. A ocorrência segue em sigilo para não atrapalhar as investigações.

A pasta agora está realizando um cadastramento populacional dos animais de rua por amostragem. A expectativa é que esse trabalho seja concluído no segundo semestre deste ano.

Mas a Ssubea adiantou que foi contabilizado um aumento significativo de felinos nas ruas de Friburgo, porém, há dificuldade para fazer a contagem desses animais porque eles possuem hábitos noturnos.

Por outro lado, um processo de licitação do município para realizar a castração de animais está em fase final, ainda segundo a subsecretaria.

Castrações em parceria com o estado

A Ssubea e a Secretaria de Meio Ambiente informaram que estenderam o convênio com o governo do estado, através do Programa RJ PET, para a realização de mais mil castrações em Nova Friburgo. Outros mil procedimentos já foram feitos na cidade, segundo a prefeitura.

Já sobre a previsão de funcionamento do Castramóvel, adquirido há pouco mais de dois anos, pela gestão anterior, a prefeitura não deu detalhes, mas disse “que está sendo finalizado um novo processo que será realizado pela própria prefeitura, ampliando ainda mais o número de castrações no município”.

Campanha Abril Laranja

Sede da prefeitura aderiu às cores laranja, em alusão ao mês de combate aos crimes de tortura animal Sede da prefeitura aderiu às cores laranja, em alusão ao mês de combate aos crimes de tortura animal | Foto: Divulgação/PMNF

Nesta última semana de abril, que é o mês de conscientização contra crueldade animal, a Prefeitura de Nova Friburgo iluminou o seu prédio com a cor laranja, relativa à campanha Abril Laranja.

A ação é uma iniciativa da Ssubea para reforçar o alerta que maltratar animais é crime e que as denúncias são fundamentais para coibir esse tipo de violência.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), só no Brasil, existem mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães.

No país, a Lei Federal 9.605/98, no artigo 32, prevê punições como multas e detenção por maus-tratos contra qualquer tipo de animal: domésticos, silvestres, nativos ou exóticos.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.