Nova Friburgo vai celebrar o Dia do Orgulho LGBTQIA+ com ações de cidadania e arte
Evento é promovido pelo Centro de Cidadania LGBTI Serrana I - Hanna Suzart

Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, terá programação especial para comemorar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado nesta sexta-feira, dia 28.
A programação será realizada nesta sexta e sábado, 29, na praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro.
O público poderá contar com diversos serviços de saúde, orientações jurídicas, exposições e muita música.
O evento é promovido pelo Centro de Cidadania LGBTI Serrana I - Hanna Suzart e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, do Programa Rio Sem LGBTIfobia, da Usina Cultural Energisa, da UFF - Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF) e do Grupo Arco-íris de Cidadania LGBTQIA+.
Confira a programação completa:
Sexta, 28 - das 14h às 22h
Tenda Arena Saúde
Tenda Arena Direita LGBTQIA+
Tenda Arena Conscientize-se 'Amor é Amor'
Apresentações com DJs, show de Drag Queen, dança, intervenções artísticas e Coletivo Serra Kunty
Sábado, 29 - das 11h às 17h
Exposição 'Cabeça Feita', do artista plástico Carlos Daudt
Exposição 'Upcycling Fashion Momento', do produtor de moda LordG
Centro de Cidadania LGBTI Serrana I - Hanna Suzart funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h | Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa
Para quem precisar, o Centro de Cidadania LGBTI Serrana I - Hanna Suzart oferece atendimentos social, psicológico e jurídico à população LGBTQIA+ em Nova Friburgo.
Os casos são analisados individualmente por um profissional e, se for necessário manter acompanhamento, o retorno ao atendimento será agendado.
Os serviços fazem parte do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, que pratica as políticas de promoção da cidadania LGBTI e de combate à homofobia e violência.
O Centro de Cidadania funciona na avenida Alberto Braune, 223, no Centro, (ao lado da prefeitura), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Outra forma de buscar atendimento, é pelo número: 0800-234567. Através do contato telefônico, é gerado um protocolo recebido por email com a demanda da vítima. Após esse procedimento, o caso é encaminhado para a equipe técnica que entra em contato com a pessoa.
A vítima de homofobia também pode ser encaminhada pelo Disque 100, pela Superintendência LGBT da Secretaria Estadual de Promoção Social e Direitos Humanos, quando os casos são mais graves.
A instituição também disponibiliza o email: friburgo.lgbt@gmail.com e os telefones: (22) 2523-7907 e 2523-9100 para a comunidade.
Sobre o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+
A data é uma homenagem à luta organizada pelos direitos da comunidade LGBTQIA+.
No dia 28 de junho de 1969, os frequentadores do bar gay, Stonnewall Inn, em Nova York, nos Estados Unidos, enfrentaram a violência e a perseguição policial.
Clientes e curiosos reagiram às agressões, que eram frequentes na ocasião, e a consequência foi uma confusão que durou dias e resultou em uma rebelião conhecida atualmente como a Revolta de Stonewall.
A partir desse dia, várias cidades americanas passaram a organizar protestos em favor dos direitos de pessoas homossexuais, transexuais, transgêneros, queer e outros.
Até que, em 1970, aconteceu a primeira marcha do Orgulho Gay em Nova York, que depois foi realizada em diversos outros países.
Além desta data, o mês de junho serve para conscientizar a população sobre o combate à homofobia e todos os tipos de preconceitos.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!