Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Más condições das estradas fazem transporte escolar ser suspenso na localidade de Macaé de Cima, em Friburgo

Prefeitura confirmou suspensão de algumas rotas por conta da chuva

Por Alice Wandrofski
09/02/26 - 16:03
Más condições das estradas fazem transporte escolar ser suspenso na localidade de Macaé de Cima, em Friburgo Em visita à localidade, em 2025, o Portal Multiplix já registrou problemas nas estradas | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

As más condições das estradas de Macaé de Cima, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, fizeram o transporte escolar para parte dos alunos da rede municipal de ensino ser suspenso nesta segunda-feira, 9.

De acordo com um comunicado compartilhado no grupo da Associação Macaé de Cima (AMC NF), a condução foi autorizada a ir apenas até um trecho da rota:

O transporte está autorizado a ir até o Sítio Araponga. Sendo assim, os alunos que moram acima não terão transporte amanhã [segunda-feira, 9].

Ao Portal Multiplix, a secretária da associação, Maria de Lourdes Claudio, relatou que a presença de lama nas vias dificulta o cotidiano.

Nesse caso, mais específico, afeta diretamente a rotina escolar:

O transporte das crianças foi suspenso devido à lama da estrada. Foi feito uma parte, que a prefeitura andou mexendo, só que deu lama. Não tem como as kombis passarem. Então, as crianças estão sem aula.

A Prefeitura de Nova Friburgo confirmou à reportagem, por meio da Secretaria de Educação, que "algumas rotas tiveram o transporte suspenso nesta segunda-feira, 9, por conta da chuva, podendo ser normalizado até amanhã [terça-feira, 10]".

Porém, não deu mais detalhes sobre os locais nem sobre o que ocorrerá com os alunos afetados pela falta de condução.

A reportagem questionou o governo municipal se há previsão de alguma intervenção em Macaé de Cima e aguarda retorno.

Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp

A representante da associação declarou que os moradores entendem o momento de chuvas intensas, mas sofrem com essas situações:

A nossa estrada está pedindo socorro, sendo que a gente entende que no momento está chovendo muito e não tem como ficar mexendo. Só que, se não fizer esse apelo, como que a gente vai ficar?

O problema não é atual, no ano passado, por exemplo, nossa equipe esteve na localidade e registrou as más condições das estradas.

Outra queixa de quem mora em Macaé de Cima são as árvores que podem atingir a rede elétrica.

Segundo a secretária da AMC NF, a Energisa já foi acionada, mas não houve retorno.

Ao Portal Multiplix, a concessionária explicou que "o órgão responsável pelas podas de árvores em locais públicos é a prefeitura municipal".

Caso o governo municipal entenda que tenha necessidade do trabalho da Energisa, ele mesmo aciona a distribuidora.

Maria de Lourdes conta ainda que a própria associação paga uma pessoa para realizar algumas intervenções, e, para isso, arrecada doações de materiais.

No entanto, há um apelo para a atuação do poder público:

Não cabe só a gente. Tem a prefeitura que podia bem ajudar e não é o que está acontecendo. Na hora deles [políticos] pedirem votos, eles vêm correndo atrás da gente aqui em cima. Mas, na hora de ajudar, como na estrada, a gente não tem ajuda.

No domingo, 8, a Faol, responsável pelo transporte público municipal, chegou a informar que a linha estava indo somente até o Vale do Ypê, devido à má condição da estrada.

Porém, nesta segunda-feira, 9, a empresa confirmou ao Portal Multiplix que a localidade "já se encontra sendo atendida dentro da normalidade".

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.