Más condições das estradas fazem transporte escolar ser suspenso na localidade de Macaé de Cima, em Friburgo
Prefeitura confirmou suspensão de algumas rotas por conta da chuva
Em visita à localidade, em 2025, o Portal Multiplix já registrou problemas nas estradas
|
Foto: Reprodução/Portal Multiplix
As más condições das estradas de Macaé de Cima, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, fizeram o transporte escolar para parte dos alunos da rede municipal de ensino ser suspenso nesta segunda-feira, 9.
De acordo com um comunicado compartilhado no grupo da Associação Macaé de Cima (AMC NF), a condução foi autorizada a ir apenas até um trecho da rota:
O transporte está autorizado a ir até o Sítio Araponga. Sendo assim, os alunos que moram acima não terão transporte amanhã [segunda-feira, 9].
Ao Portal Multiplix, a secretária da associação, Maria de Lourdes Claudio, relatou que a presença de lama nas vias dificulta o cotidiano.
Nesse caso, mais específico, afeta diretamente a rotina escolar:
O transporte das crianças foi suspenso devido à lama da estrada. Foi feito uma parte, que a prefeitura andou mexendo, só que deu lama. Não tem como as kombis passarem. Então, as crianças estão sem aula.
A Prefeitura de Nova Friburgo confirmou à reportagem, por meio da Secretaria de Educação, que "algumas rotas tiveram o transporte suspenso nesta segunda-feira, 9, por conta da chuva, podendo ser normalizado até amanhã [terça-feira, 10]".
Porém, não deu mais detalhes sobre os locais nem sobre o que ocorrerá com os alunos afetados pela falta de condução.
A reportagem questionou o governo municipal se há previsão de alguma intervenção em Macaé de Cima e aguarda retorno.
Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp
A representante da associação declarou que os moradores entendem o momento de chuvas intensas, mas sofrem com essas situações:
A nossa estrada está pedindo socorro, sendo que a gente entende que no momento está chovendo muito e não tem como ficar mexendo. Só que, se não fizer esse apelo, como que a gente vai ficar?
O problema não é atual, no ano passado, por exemplo, nossa equipe esteve na localidade e registrou as más condições das estradas.
Outra queixa de quem mora em Macaé de Cima são as árvores que podem atingir a rede elétrica.
Segundo a secretária da AMC NF, a Energisa já foi acionada, mas não houve retorno.
Ao Portal Multiplix, a concessionária explicou que "o órgão responsável pelas podas de árvores em locais públicos é a prefeitura municipal".
Caso o governo municipal entenda que tenha necessidade do trabalho da Energisa, ele mesmo aciona a distribuidora.
Maria de Lourdes conta ainda que a própria associação paga uma pessoa para realizar algumas intervenções, e, para isso, arrecada doações de materiais.
No entanto, há um apelo para a atuação do poder público:
Não cabe só a gente. Tem a prefeitura que podia bem ajudar e não é o que está acontecendo. Na hora deles [políticos] pedirem votos, eles vêm correndo atrás da gente aqui em cima. Mas, na hora de ajudar, como na estrada, a gente não tem ajuda.
No domingo, 8, a Faol, responsável pelo transporte público municipal, chegou a informar que a linha estava indo somente até o Vale do Ypê, devido à má condição da estrada.
Porém, nesta segunda-feira, 9, a empresa confirmou ao Portal Multiplix que a localidade "já se encontra sendo atendida dentro da normalidade".
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!







