MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Estação de Tratamento de Água que atende quase 50 mil friburguenses passa por modernização

Objetivo da intervenção na ETA de Debossan é melhorar a eficiência operacional do serviço na região

Por Redação Multiplix
11/12/18 - 10:12
Estação de Tratamento de Água que atende quase 50 mil friburguenses passa por modernização Tratamento de água em Nova Friburgo contará com mais uma estação modernizada | Foto: Divulgação/GHT

A concessionária Águas de Nova Friburgo, responsável pelo abastecimento e saneamento básico da cidade, iniciou as obras de modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Debossan, no fim da última semana. A estação fica localizada na RJ 116, Km 70, e é uma das mais importantes do município.

As obras, em sua totalidade, têm previsão para durar entre dez meses e um ano e consistem em incluir instalações complementares e preparação de produtos químicos. Além disso, o local irá contemplar o tratamento de lodos flotados e drenagem de lavagem de filtros. As etapas aplicadas no processo de floto-filtração consistem em pré-oxidação; coagulação química; floculação mecânica; clarificação por flotação a ar dissolvido e filtração rápida.

Para seguir atendendo aos bairros que recebem o serviço da ETA Debossan, a concessionária preparou um Plano de Contingência durante as obras, que consistirá na recuperação de parte do reservatório do Dom Bosco, no bairro Cordoeira, e na solicitação de 10 caminhões-pipa, com capacidade de 300 metros cúbicos para atender as unidades residenciais sem reservação. A parte da intervenção das obras da estrutura e de recuperação do reservatório devem ser concluídas em dezembro desse ano.

Atualmente, a estação de Debossan atende cerca de 48 mil pessoas nos bairros Bela Vista, Debossan, Mury, Olaria, parte do Parque Imperial, Perissê, Ponte da Saudade, Centenário, Cordoeira, Olaria, Paissandu, Parque São Clemente, Serraville, Vale dos Pinheiros, Via Expressa, Vila Guarani e Bairro Ypu. 

O objetivo da operação é atender o mesmo percentual de pessoas, na mesma área e com a mesma capacidade (160 l/s), mas com uma operação mais qualificada e mais qualidade na distribuição aos friburguenses.

“O tratamento realizado na ETA hoje é o convencional: filtração e desinfecção das águas captadas do Rio Debossan. O processo de separação entre as fases sólida e líquida se dá através da decantação. Já na tecnologia a ser utilizada após as obras de modernização, a separação se dará por meio da flotação com injeção de ar dissolvido. No caso das águas da Debossan, que possuem elevado índice de cor, principalmente após chuvas torrenciais nos mananciais, essa tecnologia é necessária pois os flocos formados são leves e de difícil decantação. Com a floto-filtração, as partículas se moverão para a superfície do tanque e serão removidas por raspadores de lodo”, disse Danielle Moreira, gerente de operações da empresa.

João Henrique de Sá, superintendente da concessionária, destacou que a empresa possui 13 Estações de Tratamento de Água (ETAs) e já distribui água tratada para 99% da população urbana. Em 2016 e 2017, a concessionária implantou duas ETAs compactas em Lumiar e São Pedro da Serra para melhorar a distribuição de água na região, que é considerada área de muita movimentação turística, além de área rural de produção agrícola.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.