Equipe para revisão do Plano Diretor de Friburgo é criada após decreto designar a retomada do trabalho
Medida foi publicada em Diário Oficial do município depois de recomendação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro
Retomada dos trabalhos de revisão do Plano Diretor cita ampla participação da sociedade
|
Foto: Jean Teixeira
A Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, publicou, na última quarta-feira, 9, em Diário Oficial, a portaria que designa a equipe de trabalho básica multidisciplinar para a revisão do Plano Diretor Participativo da cidade.
Ao todo, 11 servidores da Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável foram escolhidos para integrar o grupo que será responsável por organizar e conduzir todo o processo.
Segundo a publicação, funcionários de outros órgãos poderão ser convocados para compor a equipe, de acordo com a necessidade específica da matéria analisada em cada etapa dos trabalhos.
Além disso, o artigo 4º da portaria afirma que o cronograma de atividades e a agenda contemplando os dias e horários das reuniões comunitárias, audiências públicas e outros eventos relacionados ao assunto, "serão amplamente divulgados pelos meios oficiais".
A formação desse grupo estava estabelecida no decreto municipal nº 3.626, divulgado na primeira semana de julho, que designou a retomada dos trabalhos de revisão do Plano Diretor Participativo da cidade.
O texto, assinado pelo prefeito Johnny Maycon (PL), considera alguns pontos, entre eles as informações estatísticas do Censo de 2022 e a necessidade de assegurar um processo participativo, em todas as fases, "garantindo de forma efetiva a gestão democrática da cidade, diante da necessária atualização e complementação dos estudos e propostas existentes no Plano Diretor Participativo de Nova Friburgo elaborado em 2007".
De acordo com a publicação, a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável fica responsável pela condução desta retomada. Por isso que os servidores da pasta estão no grupo de trabalho.
O artigo 3º do decreto ainda reforça a participação da sociedade:
Deverá ser dada ampla divulgação de todos os trabalhos relativos ao desenvolvimento da referida revisão, bem como promovida ampla participação da sociedade civil, nos estudos e debates das propostas elaboradas.
Essa medida adotada pela Prefeitura de Nova Friburgo ocorreu uma semana após o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recomendar que a Câmara Municipal suspendesse a tramitação de um anteprojeto de lei que tinha relação com o Plano Diretor da cidade.
O texto da proposta previa a composição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Territorial (Comdut), suas atribuições e estrutura. Além disso, de acordo com o MPRJ, um dispositivo altera o Plano Diretor da cidade.
Segundo o órgão, a recomendação considera que, tanto a Constituição Federal quanto o Estatuto da Cidade, exigem a participação da sociedade na formulação de políticas urbanas, por meio de mecanismos como audiências públicas ou ampla consulta popular.
O Ministério Público ainda solicitou que, no prazo de dez dias, o governo municipal enviasse "informações sobre as providências adotadas para o cumprimento da recomendação, além de sua ampla divulgação em local de fácil acesso ao público e/ou em meio digital".
Ao Portal Multiplix, na tarde da última quinta-feira, 10, o MPRJ afirmou que, através da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Nova Friburgo (PJTCNF), acompanha a elaboração e revisão do Plano Diretor.
O órgão ainda confirmou que o "Executivo municipal e a Câmara se manifestaram no Inquérito Civil (IC), acatando a recomendação" e ainda informou:
O MP seguirá acompanhando o processo legislativo, que exige plena e ampla participação da população para as novas diretrizes do município.
O Portal Multiplix solicitou mais informações sobre o assunto à Prefeitura de Nova Friburgo e ao presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentável e Defesa Civil da Câmara Municipal, porém, até o fechamento da matéria não houve retorno.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!






