Friburguense Thais Alves interpreta Carolina Maria de Jesus em desfile da Unidos da Tijuca, no Carnaval do Rio
Escola foi a quarta a entrar na Sapucaí na segunda-feira, 16, com uma homenagem à autora de "Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada"
Thais Alves interpretou a escritora Carolina Maria de Jesus na comissão de frente da Unidos da Tijuca
|
Foto: Reprodução/Rafael Arantes
A comissão de frente da Unidos da Tijuca contou com a presença da atriz friburguense Thais Alves, interpretando a escritora Carolina Maria de Jesus, enredo da escola neste ano.
A agremiação foi a quarta a entrar na Marquês de Sapucaí na segunda-feira, 16, com uma homenagem a um dos grandes nomes da literatura brasileira.
A atriz de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, foi criada no bairro de Olaria.
Porém, Thais, que também é advogada, mora na capital do estado há mais de dez anos.
Ao Portal Multiplix, ela contou que a possibilidade de participar da comissão de frente começou com um trabalho de assistente, há alguns anos, na equipe do maquiador Leo Thurler, que também é ator e friburguense:
Com essa parceria tive o privilégio de conhecer a coreógrafa Ariadne Lax, que assina a comissão de frente da Unidos da Tijuca ao lado de Bruna Lopes. Esse encontro se estendeu para além da maquiagem, uma vez que também realizávamos a preparação dramática, não coreográfica, de comissões dirigidas por ela.
Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp
A atriz ainda relatou como a oportunidade de interpretar Carolina Maria de Jesus ocorreu:
A escrita de Carolina Maria de Jesus fazia parte do meu repertório, uma vez que além de compor a minha biblioteca, Carolina está na parede da minha sala, na capa do meu celular, além de guiar meu pensamento social. Ariadne, com sua sensibilidade, sabia que, enquanto atriz, eu pudesse gostar de contar essa história. Assim, após um período de entendimento artístico sobre Carolina, ela e a Bruna me oportunizaram celebrar na Sapucaí a vida e os ensinamentos dessa mulher incrível.
Durante o evento de apresentação dos enredos do Carnaval 2026 na Cidade do Samba, em agosto do ano passado, a artista interpretou um trecho do famoso livro de Carolina Maria de Jesus, "Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada".
Thais Alves no evento de apresentação do enredo em agosto de 2025 | Foto: Divulgação
Desde então, o trabalho para chegar à Marquês de Sapucaí se intensificou:
Os ensaios começaram em outubro de 2025 e foram se intensificando ao longo do processo. São muitas etapas que envolvem a concepção de uma comissão: coreografia, preparação dramática, relação com o tripé. Os ensaios começavam geralmente às 22:30h e se estendiam pela madrugada. Além disso, pude ver de perto a transpiração artística da preparação dos bailarinos. Processo igualmente intenso. Lindo de ver e de sentir!
Na avenida do samba, Thais deu vida à própria Carolina Maria de Jesus, mostrando sua trajetória como catadora e a intimidade da escritora em seu conhecido quarto de despejo.
A apresentação da comissão termina com o reconhecimento da escritora pelo público.
Comissão de frente apresentou trajetória da escritora Carolina Maria de Jesus | Foto: Reprodução/Rafael Arantes
Thais Alves contou à reportagem sobre o mix de sentimentos após atravessar a Sapucaí:
A Sapucaí é um palco gigantesco. Após o desfile, fiquei ainda sob o impacto emocional da responsabilidade de defender um quesito para uma escola do tamanho da Tijuca, mas também me senti contente por fazer parte de um elenco que queria muito contar a história de Carolina.
Sobre o resultado, a artista afirmou que a equipe entregou o que se propôs e complementou dizendo que "a comunidade abraçou o enredo e cantou muito o samba".
Por fim, a friburguense declarou a sua paixão pelo Carnaval, que teve início no bairro de Olaria, da cidade da Região Serrana:
Eu sou apaixonada pelo Carnaval. Devo isso à minha mãe, que é responsável pelas melhores memórias que eu tenho na infância. Ela que sempre me levava para os bailes infantis fantasiada e me ensinou a amar a Imperatriz de Olaria. Mesmo morando e trabalhando no Rio, meu coração bate acelerado quando ouço os versos 'Abre a porta e a janela, já raiou o novo dia…'
Paixões à parte, Thais contou que adora a folia de Friburgo e faz questão de parabenizar os amigos e trabalhadores que se dedicam às outras agremiações que, segundo ela, engrandecem o Carnaval.
A apuração dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro ocorre na tarde desta quarta-feira, 18.
Nesta manhã, a bateria da Unidos da Tijuca garantiu o Estandarte de Ouro, honraria concedida pelos jornais O Globo e Extra.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!






