Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Contran aprova mudanças no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação

Medida precisa ser publicada no Diário Oficial da União para passar a valer

Por Alice Wandrofski
Com informações do Ministério dos Transportes
02/12/25 - 11:54
Contran aprova mudanças no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação Medida mantém a obrigatoriedade de realizar as provas teórica e prática | Foto: Reprodução/Michel Corvello (MT)

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, por unanimidade, nessa segunda-feira, 1º, a resolução que estabelece mudanças no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A medida mantém as provas teórica e prática, mas retira a obrigatoriedade de passar por uma autoescola e passa a aceitar outras formas de preparação pelos candidatos.

Para começar a valer, ela ainda precisa ser publicada no Diário Oficial da União (DOU).

O governo federal acredita que o novo modelo pode reduzir em até 80% o custo total da CNH, além de simplificar as etapas.

Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), 20 milhões de brasileiros já dirigem sem habilitação e mais 30 milhões têm idade para obter o documento, mas não possuem, principalmente por não conseguirem arcar com os custos que podem chegar a até R$ 5.000 em alguns locais do país.

Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp

A resolução prevê curso teórico gratuito e digital, flexibilização das aulas práticas e a atuação de instrutores credenciados pelos Detrans.

Além disso, a abertura do processo poderá ser feita pelo site do Ministério dos Transportes ou pela Carteira Digital de Trânsito (CDT).

O ministro dos Transportes, Renan Filho, falou sobre as mudanças:

As aulas, por si só, não garantem que alguém esteja apto a dirigir. O que garante é a prova. O novo modelo segue padrões internacionais adotados por países como Estados Unidos, Reino Unido e Canadá, onde o foco é a avaliação, não a quantidade de aulas.

Veja os principais pontos apresentados no texto:

  • Curso teórico 100% digital - O Ministérios dos Transportes disponibilizará todo o conteúdo teórico online, sem custo para o candidato. Quem preferir poderá estudar presencialmente em autoescolas ou instituições credenciadas.

  • Aulas práticas com carga mínima de duas horas - A exigência de 20 horas-aula será eliminada e passará a ser de duas horas. O candidato poderá escolher entre: autoescolas tradicionais; instrutores autônomos credenciados pelos Detrans ou preparações personalizadas conforme suas necessidades.

  • Instrutores autônomos autorizados pelos Detrans - Esses profissionais serão autorizados e fiscalizados pelos órgãos estaduais, com critérios padronizados nacionalmente. A identificação e o controle serão integrados à Carteira Digital de Trânsito.

  • Etapas obrigatórias - O cidadão só precisará comparecer presencialmente às etapas obrigatórias, como coleta biométrica e exame médico. Todo o restante poderá ser feito digitalmente.

  • Categoria C, D e E - O processo para motoristas profissionais será modernizado, permitindo mais opções de formação. O governo federal não deu detalhes de como isso ocorrerá.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.