MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cidades da Região dos Lagos do Rio sofrem com as chuvas desde o fim de semana

Em Araruama, rio Mataruna transbordou em alguns pontos. Defesa Civil está em alerta

Por Vinícius Pereira
10/01/22 - 11:52

As cidades da Região dos Lagos do Rio registraram diversos pontos de alagamentos durante a chuva intensa que atinge o interior do estado desde o fim de semana. Em Araruama, por exemplo, o rio que corta a cidade não suportou o grande volume de água e transbordou. A Defesa Civil do município está em alerta.

Veja abaixo a situação nas cidades da região:

Araruama

Nesse domingo, 9, alguns pontos do rio Mataruna transbordaram. Moradores ficaram apreensivos, já que existe um histórico de ocorrências graves por esse problema no município.

As localidades mais prejudicadas foram: Sítio Ilha do Lazer, distrito de São Vicente, loteamento Parque Bela Vista, na rua da Faculdade Cândido Mendes e Bananeiras.

“Tudo por falta de educação de alguns munícipes, que jogam lixo dentro do rio. Aí as chuvas fortes ocasionam o seu transbordamento”, reclamou Jorge da Silva, morador da cidade.

Lixo acumulado colabora para o transbordamento dos riosLixo acumulado colabora para o transbordamento dos rios | Foto: Divulgação/Prefeitura de Araruama

A prefeita Livia de Chiquinho fez um apelo aos moradores:

“Gostaria de fazer mais uma vez um apelo a nossa população, pelo amor de Deus parem de jogar lixo e entulho nos rios. Estamos passando por um período constante de chuvas, o nível dos rios e lagoa está subindo, as equipes estão com as máquinas retirando as gigogas que são arrastadas pela correnteza para que não se acumulem e venham a impedir o fluxo da água, mas a quantidade de lixo é assustadora e atrapalha o desempenho das equipes."

De acordo com o superintendente da Defesa Civil, Carlos Henrique Chimer, choveu em 96 horas o acumulado de 128 mm. Nenhuma ocorrência grave foi registrada.

Desalojados em 2020

Em setembro do ano passado, 26 pessoas ficaram desalojadas após o transbordamento do rio. Na época, choveu 126 mm em apenas 24h. Vários bairros da cidade foram atingidos.

O rio tem cerca de 1,5 quilômetro de extensão e se forma a partir da junção entre o Rio do Limão e o Rio Buraco do Pau, na direção de São Vicente de Paula, desaguando nas águas da Lagoa de Araruama.

Cabo Frio

No município, foram registrados pontos de alagamento em diversas ruas do centro e no segundo distrito. Em Tamoios, a água invadiu toda a extensão das avenidas Amaral Peixoto e Independência, além de algumas vias, como a rua Diogo, no bairro Samburá, e a rua das Lebres, em Unamar.

De acordo com prefeitura, a situação de todo município está sob controle e as equipes municipais estão em esquema de vigilância para atender possíveis emergências.

Ainda segundo o município, as equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e da Companhia de Serviços de Cabo Frio (Comsercaf) estão realizando intervenções para melhor escoamento da água, utilizando maquinários, como a retroescavadeira. Os bairros Guarani, Parque Burle, Jardim Caiçara, Jacaré e Monte Alegre II também registraram ocorrências.

Nas últimas 24h, foram registrados 30 mm de chuva em Cabo Frio. A previsão para esta segunda-feira, 10, é de 35 mm de precipitação. Não há registro de alagamentos nesta manhã.

Em caso de emergência, a Guarda Civil Municipal está à disposição por meio do número 153. Já a Defesa Civil pode ser acionada pelos números 199 e (22) 9962-00806.

Arraial do Cabo

Moradores tiveram dificuldade para sair de casa em Arraial do CaboMoradores tiveram dificuldade para sair de casa em Arraial do Cabo | Foto: Reprodução/Redes Sociais

De acordo com a Defesa Civil do município, as equipes estão realizando o monitoramento em toda a cidade. Na manhã desta segunda-feira, 10, apesar da intensidade da chuva, não foram registrados alagamentos de grandes proporções.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão ainda é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos que podem variar entre 40 km/h e 60 km/h.

“Sobre desalojados e desabrigados, não tivemos nenhuma ocorrência. Continuamos monitorando e atenta para qualquer eventualidade no município”, afirmou Delvany Paula, chefe da divisão operacional de Defesa Civil de Arraial do Cabo.

No final de semana, moradores do distrito de Monte Alto enfrentaram problemas para sair de casa, devido aos alagamentos de algumas ruas. Entre elas, as ruas Antônio Rocha e Santa Luzia, além da avenida Marimbas.

Búzios

Em Búzios, a Defesa Civil está em estágio de atenção. Desde sexta-feira, 7, foram registrados cerca de 76 mm de chuvas. Na sexta, 7, foram 33 mm; no sábado, 24 mm; já no domingo foram 19 mm.

De acordo com a prefeitura, as equipes realizaram vistorias técnicas em toda a cidade, principalmente nos pontos com bolsões d'água. Algumas ruas foram interditadas.

No município, em caso de emergência devido às chuvas, o morador pode entrar em contato pelos números 199, (22) 2633-0827 ou (22) 99788-8858.

Chuva era esperada na região

Na última sexta-feira, 7, o Portal Multiplix informou que as Defesas Civis de Arraial do Cabo e Cabo Frio, emitiram alertas de chuva forte, com previsão de 44 mm de água em apenas um dia, nível considerado alto para os municípios.

E tem previsão de mais chuva intensa para a Região dos Lagos nos próximos dias. A precipitação será frequente em praticamente todo o estado ao longo da semana, segundo a Climatempo.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.