MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Cidades da área de cobertura da Multiplix são beneficiadas com Novo PAC Seleções do governo federal; veja quais são

A Casa Civil divulgou que 3.270 municípios em todo país serão contemplados

Por Kessia Coutinho
13/03/24 - 15:53 | Atualizada em 14/03/24 - 15:03
Cidades da área de cobertura da Multiplix são beneficiadas com Novo PAC Seleções do governo federal; veja quais são Evento de divulgação dos novos investimentos do Novo PAC Seleções aconteceu na última semana | Foto: Reprodução/Henrique Raynal (Casa Civil)

Cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro foram beneficiadas pelo Novo PAC Seleções, de acordo com os editais abertos pelos Ministérios da Educação, da Saúde, das Cidades, da Cultura, dos Esportes e da Justiça e Segurança Pública.

Na nossa área de cobertura, serão contemplados os municípios de Cantagalo, Nova Friburgo, Teresópolis, Duas Barras e Santa Maria Madalena, na Região Serrana; Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios, na Região dos Lagos; além de Cachoeiras de Macacu, na Região Metropolitana.

Ao todo, os editais vão destinar R$ 23 bilhões para obras e equipamentos e, ainda segundo o governo federal, além dos valores já garantidos, há a possibilidade de ampliação de recursos por meio de emendas parlamentares.

O Novo PAC Seleções tem o objetivo de realizar obras e empreendimentos para a população brasileira em áreas essenciais, como saúde, educação, mobilidade, qualidade de vida e acesso a direitos.

A Casa Civil divulgou que 3.270 municípios estão sendo atendidos com 6.778 entregas, alcançando 87% da população brasileira.

Para que as cidades participassem, as prefeituras e os governos estaduais deveriam ter enviar projetos para a realização das obras, conforme os editais abertos pelos ministérios.

Para conferir as opções de todos os editais que foram abertos, basta acessar o site da Casa Civil.

Durante a divulgação da seleção, na última semana, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, falou sobre os critérios que foram seguidos pelas áreas técnicas dos ministérios para selecionar os projetos contemplados:

As cidades selecionadas foram aquelas que têm os piores indicadores econômicos e sociais, com a menor receita per capita, ou seja, buscamos fazer justiça e equidade no tratamento dos municípios. Os critérios foram bem objetivos. Nós priorizamos municípios que não têm nenhuma creche sendo construída, por exemplo, para receber a obra de uma creche. Também criamos a categoria de propostas habilitadas, ou seja, aquelas que preenchem todos os pré-requisitos para serem incorporadas, só não foram incorporadas porque nós não tínhamos o recurso suficiente, mas elas podem ser incorporadas através de emendas dos parlamentares.

O valor total destinado ao Novo PAC Seleções é de R$ 136 bilhões e a segunda etapa do programa deve ser lançada em 2025, segundo o governo federal.

Veja o que cada cidade das nossas regiões irão receber do Novo PAC Seleções:

Cantagalo

  • Creche/escola de educação infantil

Duas Barras

  • Creche/escola de educação infantil
  • Ônibus escolar

Arraial do Cabo

  • Central de Regulação SAMU 192 - Porte com ambulâncias
  • Unidade Básica de Saúde-UBS-Porte II

Cachoeiras de Macacu

  • Creche/escola de educação infantil
  • Escola em tempo integral

Nova Friburgo

  • Creche/escola de educação infantil

Santa Maria Madalena

  • Creche/escola de educação infantil

Teresópolis

  • Creche/escola de educação infantil
  • Escola em tempo integral
  • Ônibus escolar
  • CEU da Cultura

Armação dos Búzios

  • Escola em tempo integral

Cabo Frio

  • Duas escolas em tempo integral
  • Ônibus escolar
  • CEU da Cultura
  • Restauro do convento e Igreja Nossa Senhora dos Anjos

A secretária de Educação de Cabo Frio, Rejane Jorge, comemorou a conquista para a cidade:

Agradeço ao empenho de todos os profissionais da Secretaria de Educação que contribuíram para a elaboração e apresentação desses projetos. Estamos comprometidos em continuar trabalhando incansavelmente para transformar a educação em Cabo Frio e garantir um futuro brilhante para nossas crianças e adolescentes.

O prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, destacou a importância desses investimentos:

São importantes conquistas para nossa Terê e que vão beneficiar cidadãos de todas as faixas etárias. Vamos aproveitar esse diálogo aberto pelo Presidente Lula com os prefeitos para apresentar outros projetos prioritários nas áreas de saúde, infraestrutura e mobilidade.

Pierre Moraes, secretário da Casa Civil em Nova Friburgo, informou que o município submeteu 15 projetos à avaliação do Novo PAC:

Entre os projetos submetidos pelo município à União, há algumas obras de prevenção a desastres naturais, por exemplo, que se encontram fora do alcance municipal, em razão dos valores envolvidos. Para a concretização de obras dessa magnitude, muito necessárias para assegurar que nada parecido ao que ocorreu em janeiro de 2011 volte a se repetir, municípios do porte de Nova Friburgo dependem do repasse de recursos por parte das esferas federal e estadual. E, nesse sentido, a parte que nos cabia foi feita em absoluta conformidade com o prazo e os critérios estabelecidos por Brasília.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.