MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Calor vem para ficar; confira como fica o tempo na Região Serrana neste mês

Especialistas do Inmet e Climatempo preveem que setembro terá temperaturas acima da média

Por Matheus Oliveira
01/09/20 - 17:36
Calor vem para ficar; confira como fica o tempo na Região Serrana neste mês Massa de ar deixa o tempo estável durante grande parte do mês de setembro | Foto: Arquivo/Joao Luccas Oliveira

Os moradores da Região Serrana podem esperar a volta do calor para este mês de setembro, de acordo com os meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Climatempo. As temperaturas devem ficar acima da média e com poucas chuvas no período.

Segundo a meteorologista do Inmet, Marlene Leal, uma massa de ar bloqueia a chegada de frentes frias e o tempo bom deve predominar em todo o estado do Rio de Janeiro.

“Não temos nenhuma condição de um frio tão intenso como o que passou na semana do dia 22 de agosto. Existe uma previsão de predomínio total de tempo bom, céu claro e possivelmente algum nevoeiro rápido na final da madrugada”, destaca Marlene.

Ela explica ainda que por conta do céu limpo na madrugada e sem vento, todo calor que se perde pode formar um nevoeiro de manhã quando esse ar frio retornar. Tal fenômeno é chamado de nevoeiro de radiação, de acordo com Marlene.

Segundo Marlene, em Teresópolis, a média de temperatura vai registrar mínima de 13ºC e máxima de 23ºC em setembro.

Por sua vez, em cidades como Cordeiro e Santa Maria Madalena, que tradicionalmente registram temperaturas mais altas em relação à Nova Friburgo e Teresópolis, as médias vão ser de: mínima: 14ºC e máxima: 26ºC

Em toda a Região Serrana, a média de temperatura média deve ficar entre 24ºC e 26ºC.

Marlene ressalta que em alguns dias, a temperatura pode superar as médias previstas.

O Inmet prevê que em Nova Friburgo, nesta semana, as temperaturas podem marcar entre 10ºC e 26ºC. Em Teresópolis, a mínima prevista é de 12ºC e máxima de 28ºC.

Climatempo

Também de acordo com o Climatempo, os fluminenses devem se preparar para um mês quente e seco no Rio de Janeiro.

Apesar de setembro começar com um pouco de chuva e temperaturas amenas na região metropolitana, devido à passagem de duas frentes frias, a tendência é de que as próximas semanas sejam marcadas por muito calor e pouca chuva no estado.

Segundo análises do meteorologista da Climatempo, Filipe Pungirum, entre os dias 10 e 22, uma grande e forte massa de ar seco vai voltar a ganhar força sobre o estado do Rio de Janeiro, e temperaturas muito acima do normal para o mês serão observadas no território fluminense.

Além disso, a atuação persistente da massa de ar seco também irá impedir a ocorrência de chuva na maioria das áreas, que vão ter chuva abaixo da média.

Segundo o Climatempo, nesta semana, as temperaturas devem variar entre 12ºC e 26ºC em Nova Friburgo. Em Teresópolis, os termômetros devem marcar mínima de 14º e máxima de 30ºC.

Veja outras notícias da região no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.