MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Bombeiros dão dicas e orientações para curtir as praias de forma segura durante o feriado

Banhistas devem ficar atentos ao surgimento de águas-vivas e caravelas; na última semana animais foram encontrados em praia de Búzios

Por Déborah Carvalho
11/10/22 - 14:52
Bombeiros dão dicas e orientações para curtir as praias de forma segura Além de Cabo Frio, o 18º GBM também é responsável por Arraial e Búzios, cidades da área de cobertura do Portal Multiplix | Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros-RJ

Cerca de 470 mil turistas devem passar por Cabo Frio entre os dias das Crianças, 12, e dos Professores, 15.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a Praia do Forte, é uma das mais procuradas pelos banhistas. Diversos postos de guarda-vidas estão espalhados em sua extensão. Os militares trabalham com o apoio de pranchas, lanchas e motos aquáticas, que ficam em locais estratégicos.

O 18º GBM também é responsável por Arraial do Cabo e Búzios, cidades que fazem parte da área de cobertura do Portal Multiplix.

A empresária Fabiana Barboza levou os filhos para um banho de mar, na Praia do Forte, nesta terça-feira, dia 11. Ir à praia já é um costume rotineiro da família mineira.

“A praia é um programa muito bom para as crianças saírem de casa, saírem das telas. Viemos aproveitar o feriado prolongado para brincar um pouco juntos”, afirmou.

Contudo, durante os dias com maior fluxo de pessoas na faixa de areia e no mar, os cuidados devem ser redobrados, principalmente com os pequenos.

Para um feriado tranquilo, o Corpo de Bombeiros recomenda que moradores e visitantes fiquem atentos às dicas de segurança para curtir as praias neste período.

Confira algumas dicas

  • Procure sempre por locais onde exista um posto de guarda-vidas

  • Respeite as placas e/ou bandeiras de sinalização

  • Pergunte sempre ao guarda-vidas qual o local mais apropriado para tomar seu banho de mar

  • Não ingira bebidas alcoólicas

  • Evite entrar no mar logo após se alimentar

  • Não entre no mar após longa exposição ao sol, sem antes adaptar seu organismo a temperatura da água, para evitar a possibilidade de um choque térmico

  • Quando estiver na companhia de crianças, não perca a atenção delas durante um só instante. Se possível, identifique-as com nome e telefone para contato

  • Lembre-se sempre que os postos de guarda-vidas são ativados a partir das 8 horas

  • Caso saiba e pretenda nadar, o faça sempre em paralelo à areia

  • Evite locais que são conhecidos como point de surfistas. Desta forma, acidentes com pranchas podem ser evitados

  • Ao sentir qualquer tipo de dificuldade, peça imediatamente a ajuda do guarda-vidas

Afogamentos

  • Evite brincadeiras que coloquem a segurança em risco, tais como “briga de galo”, “caldo”, competições de apneia (segurar o fôlego), entre outras

  • Evite mergulhos “de ponta” em locais em que desconheça a profundidade e relevo subaquático

  • Obedeça às orientações e determinações dos guarda-vidas

  • Respeite as sinalizações de alerta e proibição

  • Caso presencie um afogamento, só tente salvar a vítima se for habilitado e esteja em boas condições físicas para a ação. Caso contrário, se for possível a aproximação, lance algum objeto flutuante (boia, isopor ou prancha), que ajude a vítima a flutuar ou se agarrar para ser tracionada para a margem

  • Acione o guarda vidas ou o Corpo de Bombeiros Militar através do telefone de emergência 193

Alerta

Os banhistas devem ficar atentos a outro perigo no mar, as águas-vivas e caravelas. A caravela-portuguesa, por exemplo, pode ser letal, pois tem os tentáculos muito grandes, que provocam queimaduras. Em casos mais graves, pode causar choque anafilático.

Na última sexta-feira, dia 7, foram encontradas algumas caravelas-portuguesas na Praia do Canto, em Búzios. As caravelas-do-mar são coloridas e perigosas, vivem em colônias flutuantes e podem ser confundidas com as águas-vivas.

Caravelas-portuguesas foram encontradas na última semana, na Praia do Canto, em BúziosCaravelas-portuguesas foram encontradas na última semana, na Praia do Canto, em Búzios | Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios

A Secretaria do Ambiente e Urbanismo, está monitorando o local e já acionou a Defesa Civil e a Guarda Marítima. A recomendação é que caso qualquer banhista aviste um animal como este, mantenha a distância.

Em outubro do ano passado, esses animais marinhos também foram encontrados em Búzios e Arraial do Cabo.

Veja outras notícias da Região dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.