Nova Friburgo tem credenciamento validado para acessar recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social
De acordo com a prefeitura, agora o município está apto a concorrer a editais federais voltados para o assunto
Aprovação permite que Prefeitura de Nova Friburgo tenha acesso a verbas do FNHIS a partir de editais do governo federal
|
Foto: Jean Teixeira
A Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, anunciou que teve seu credenciamento validado pelo Ministério das Cidades e pela Caixa Econômica Federal para acessar recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS).
Por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, foi informado que esta é a primeira vez que Friburgo obtém essa aprovação.
Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp
De acordo com o governo friburguense, a partir de agora o município poderá captar verbas desse fundo específico, estando apto a concorrer a editais federais voltados para:
- Habitação de Interesse Social (HIS): construção de novas moradias para famílias de baixa renda.
- Requalificação Urbana: melhorias em infraestrutura e áreas degradadas.
- Regularização Fundiária (REURB-S): legalização de núcleos urbanos informais para população de baixa renda.
O Executivo municipal destacou que os recursos do FNHIS são independentes das verbas do programa Minha Casa, Minha Vida e completou:
Enquanto a prefeitura já avançou na conquista de empreendimentos como o de Olaria (atualmente em trâmite na Câmara Municipal), o acesso ao FNHIS abre uma nova e robusta via de financiamento para obras que vão além da construção de casas, focando também na urbanização e na regularização de bairros.
A menção aos empreendimentos do bairro Olaria está ligada a um projeto de lei (PL) de autoria da prefeitura, enviado em novembro de 2025 à Câmara Municipal de Nova Friburgo.
O texto prevê a autorização do Legislativo para que o governo municipal doe um terreno na Via Expressa à Caixa.
O objetivo é a construção de 144 apartamentos de interesse social na região.
O assunto foi tema de uma audiência pública também em novembro do último ano.
Sobre a conquista do credenciamento, o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Rodrigo França, comemorou:
Este é um passo gigante para a nossa política habitacional. Desde 2007, o município nunca havia acessado um centavo sequer deste fundo por falta de regularização. Agora, com a casa organizada e o conselho ativo, estamos prontos para disputar novos recursos que trarão dignidade e infraestrutura para quem mais precisa.
A prefeitura ainda explicou as próximas etapas após a aprovação.
De acordo com o município, "a Secretaria de Habitação já iniciou a produção dos materiais técnicos e projetos para aguardar a abertura dos próximos editais do Ministério das Cidades":
O objetivo é garantir que Nova Friburgo apresente propostas sólidas para captar o máximo de investimento possível nos próximos ciclos de repasse.
O Portal Mutiplix pediu mais informações sobre o assunto ao Ministério das Cidades e aguarda retorno.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!






