Acessos à Janela do Paraíso começam a ser fechados pela prefeitura em Arraial do Cabo
Mesmo com sinalizações e advertências frequentes, turistas insistem em visitar espaço em busca de fotografias arriscadas
Janela e portas começaram a ser fechadas para coibir o acesso de turistas no local
|
Foto: Reprodução/Gabriel Macedo
Os acessos à famosa Janela do Paraíso, localizada na Praia Grande, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, começaram a ser fechados pela prefeitura desde a última quarta-feira, 14.
Diante de um laudo emitido recentemente pela Defesa Civil, que atesta o risco de desabamento, a janela e as portas estão sendo fechadas com alvenaria.
O governo municipal informou ainda que a rampa e as escadas que dão acesso ao espaço serão destruídas, impedindo, de forma definitiva, a entrada de pessoas até que seja realizada a demolição.
Laudo emitido recentemente pela Defesa Civil atesta risco para desabamento | Foto: Divulgação/Gabriel Macedo | Fotos: Reprodução/Gabriel Macedo e Vinicius Pereira
A ação faz parte de uma intervenção emergencial adotada pelo município diante do risco estrutural do prédio, frequentado de forma irregular por turistas, que se expõem ao perigo em busca de fotografias arriscadas, mesmo diante de placas de sinalização e alertas sobre a proibição de acesso.
A medida foi definida após uma visita técnica realizada na terça-feira, 13, que reuniu representantes das secretarias municipais de Obras, Defesa Civil, Ambiente, Serviços Públicos e Turismo, além do Instituto de Desenvolvimento de Arraial do Cabo (Idac).
Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp
O espaço onde fica situada a Janela do Paraíso é uma área de propriedade particular, pertencente à massa falida da Álcalis.
Por se tratar de um imóvel privado, a prefeitura não tem ingerência para realizar intervenções definitivas, como obras estruturais ou demolição.
Espaço é frequentemente procurado por turistas que se arriscam por fotografias marcantes | Foto: Reprodução/Gabriel Macedo
Sendo assim, a Procuradoria do município disse que mantém diálogo com a massa falida da Álcalis para alinhar os próximos passos a serem executados no local, incluindo a definição de um prazo para a demolição e a retirada completa da estrutura, que ficará sobre a responsabilidade da antiga empresa.
A prefeitura informou que a Defesa Civil municipal realizou sucessivas interdições e instalou placas informando sobre a proibição de acesso aos escombros da construção, no intuito de mitigar o risco aos visitantes.
Placas com sinalização de alerta ao perigo são frequentemente vandalizadas | Foto: Reprodução/Gabriel Macedo
No entanto, as fitas de isolamento e sinalizações são frequentemente retiradas.
Campanhas de conscientização também foram realizadas pela prefeitura nas redes sociais e na imprensa, mas continuaram sendo ignoradas por parte dos visitantes.
O município destacou ainda que a Janela do Paraíso não faz parte do roteiro turístico oficial da cidade e que o local nunca foi estruturado para visitação:
As medidas adotadas visam exclusivamente à preservação da vida.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!!






