Ressaca deve atingir litoral do Rio entre esta quarta e quinta; fenômeno provocado por frente fria pode chegar a Arraial do Cabo
Marinha alerta para ondas de até 2,5 metros; bombeiros pedem que banhistas evitem o mar, especialmente à noite
Alerta de ressaca é válido até a manhã do dia 1º de janeiro
|
Fotos: Banco de imagem
A passagem de uma frente fria pelo oceano deve provocar ressaca no litoral do estado do Rio de Janeiro, entre a cidade do Rio e Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, segundo alerta emitido pela Marinha do Brasil e reforçado pela Defesa Civil estadual.
O aviso é válido entre a tarde desta quarta-feira, 31, e a manhã de quinta-feira, 1º, período em que são esperadas ondas de até 2,5 metros, com direção predominante de sudoeste a sul.
De acordo com os órgãos oficiais de monitoramento e alerta, o mar deve ficar bastante agitado, aumentando significativamente os riscos de acidentes, principalmente em praias abertas, costões rochosos e áreas com correnteza.
A Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro orienta a população a evitar entrar no mar durante o período de maré alta, respeitar rigorosamente a sinalização de segurança e seguir todas as orientações dos guarda-vidas.
Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp
Entre as recomendações, os órgãos reforçam ainda que as pessoas devem manter distância de pedras, costões e áreas sinalizadas como perigosas, além de evitar locais com correnteza visível.
É essencial que as crianças permaneçam sob supervisão constante de um responsável, e o banho de mar após o consumo de bebida alcoólica é fortemente desaconselhado.
Em caso de emergência, a orientação é procurar imediatamente um guarda-vidas ou acionar os telefones 193 (Corpo de Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil).
O Corpo de Bombeiros também faz um alerta especial para o período noturno.
Segundo o tenente-coronel Fábio Contreiras, porta-voz oficial da corporação, o risco aumenta de forma significativa com a combinação de baixa visibilidade e mar revolto:
Isso significa ondas mais fortes, mar agitado e correntes de retorno mais intensas, trazendo muito risco durante o dia. E à noite, o perigo é ainda maior. Não entre no mar. O mergulho noturno nunca é recomendado. A visibilidade é muito reduzida e, com a ressaca, o risco de afogamento aumenta muito, inclusive para aqueles que sabem nadar. Evitar o mar é uma medida de proteção à sua vida.
A Marinha do Brasil informa que segue monitorando as condições do mar e pode atualizar o aviso caso haja mudança no cenário meteorológico.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!







