MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Chuva alaga ruas em cidades da Região dos Lagos e deixa moradores ilhados

Vídeos e fotos registraram problemas em diversas áreas de Cabo Frio e Arraial do Cabo, nesta segunda-feira

Por Vinícius Pereira
06/12/21 - 10:13 | Atualizada em 06/12/21 - 13:23

A chuva que atingiu Cabo Frio e Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, na madrugada desta segunda-feira, 6, deixou diversas áreas alagadas. Pedestres e motoristas tiveram que enfrentar a água em diversos pontos.

Em Cabo Frio, o problema afetou ruas no centro da cidade, na Avenida Teixeira e Souza, nos bairros Jardim Caiçara, Palmeiras, Guarani e Parque Burle. Muita gente não conseguiu sair de casa.

O professor Moises Oliveira, que mora na rua Duarte da Costa, no bairro Guarani, não foi trabalhar devido ao alagamento.

“Eu e muitos outros professores da Escola Estadual Renato Azevedo não conseguimos sair para trabalhar. Essa é uma das ruas mais críticas no bairro Guarani, se duvidar, em Cabo Frio. O grande problema dessa vez é que não baixou rápido. Na maioria das vezes ela enche muito, mas acontece o escoamento rápido. Desta vez não aconteceu. Estamos aqui desde as 4h da manhã com água acima do pneu dos carros e até agora está dessa forma. Baixou muito pouco”, contou Moises, na manhã desta segunda.

Também foram registrados pontos de alagamento em trechos da Avenida Macário Pinto Lopes, na orla da Praia do Forte. O local é um dos mais procurados pelos turistas, próximo à Praça das Águas e quiosques. Até as primeiras horas da manhã, o nível da água ainda não havia baixado.

De acordo com o secretário de Governo do município, Davi Souza, a Companhia de Serviços de Cabo Frio (Comsercaf) já está nas ruas identificando os pontos de alagamento. As equipes de supervisores de bairro já começaram a atuação para desobstrução de ralos e galerias. O secretário está monitorando o serviço.

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Cabo Frio, o chefe da Defesa Civil está percorrendo os bairros da cidade para fazer uma avaliação sobre as principais ocorrências registradas.

A Defesa Civil informou que choveu 80 mm durante a madrugada desta segunda, apenas na área central da cidade.

Enorme cratera se abriu no centro de Cabo FrioEnorme cratera se abriu no centro de Cabo Frio | Foto: Reprodução/Redes sociais

Devido ao grande volume de água, o asfalto cedeu, por volta das 7h da manhã, no cruzamento entre as ruas 13 de Novembro e José Bonifácio, abrindo uma grande cratera no local. Ninguém ficou ferido e trecho precisou ser interditado.

A prefeitura suspeita que possa ter ocorrido o rompimento de uma manilha. Equipes da secretaria de Serviços Públicos e Obras estão trabalhando na manutenção, mas ainda não há uma previsão para a conclusão do reparo.

A Prefeitura de Cabo Frio solicita que, em caso de emergência, a população entre em contato com a Defesa Civil, via WhatsApp, pelo número: (22) 99620-0806.

Ruas alagadas também em Arraial do Cabo

Principal acesso a Arraial do Cabo ficou completamente alagado  Principal acesso a Arraial do Cabo ficou completamente alagado | Foto: Reprodução/Redes sociais

Em Arraial do Cabo, a via alternativa que fica na rua Rebeche, na Praia Grande, ficou totalmente alagada, obrigando os condutores a passar em baixa velocidade.

Atualmente, a rua de terra é utilizada como único local de entrada e saída do município, em função de obras que acontecem na RJ-140, na Prainha. Um mirante está sendo construído e a via reformada.

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a previsão é de que a rodovia seja liberada para passagem de veículos na próxima terça-feira, 7. A obra do mirante deve ser concluída no dia 30 de dezembro.

A rua Américo Vespúcio, no bairro Praia Grande, foi uma das mais afetadas do município. A água chegou a invadir a varanda de algumas residências.

“Em todas as chuvas intensas, a tensão já aumenta, pois sei que a rua irá alagar em questão de minutos. O alagamento desta madrugada foi em menos de dez minutos. A Prolagos fez uma obra na rua, que durou uma média de quatro meses, com a justificativa de melhoria. Porém, foi totalmente ao contrário, cada vez pior. E nós, como população, é que mais sofremos. Toda chuva forte, é um desgaste físico e emocional”, contou a moradora Sabrina Rangel.

A concessionária Prolagos, responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto em cinco cidades da Região dos Lagos, informou que, "na rua Américo Vespúcio foi implantada rede separativa de esgoto. A rede de drenagem pluvial, por onde é feito o escoamento da água de chuva, não é operada pela concessionária".

Água invadiu casas na rua Américo Vespúcio, em Arraial do CaboÁgua invadiu casas na rua Américo Vespúcio, em Arraial do Cabo | Foto: Reprodução/Redes sociais

A Prefeitura de Arraial do Cabo informou que equipes já estão na estrada da Rebeche fazendo a drenagem da água desde a a madrugada. Um novo desvio já foi feito pela área de estacionamento dos ônibus de turismo, até que o problema seja solucionado.

O Portal Multiplix aguarda um posicionamento da prefeitura de Arraial sobre o entupimento dos bueiros na rua Américo Vespúcio.

Ainda na Região dos Lagos do Rio, pelo menos oito casas desabaram após o temporal da madrugada em Iguabinha, distrito de Araruama.

Previsão do Tempo

De acordo com o serviço de meteorologia, esta segunda-feira deve ser de tempo instável em toda a Região dos Lagos.

A previsão é de algumas nuvens e possibilidade de chuva durante todo o dia. A miníma prevista é de 18°C e a máxima de 27°C.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.