MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Carnês para pagamento do IPTU podem ser retirados em Nova Friburgo e Teresópolis

Saiba como imprimir o boleto do imposto nas duas cidades na Região Serrana do Rio

Por Redação Multiplix
01/02/23 - 15:13 | Atualizada em 02/02/23 - 12:05
Carnês para pagamento do IPTU podem ser retirados em Nova Friburgo e Teresópolis Proprietários de imóveis em Friburgo já podem retirar os carnês do IPTU | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, liberou nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, os carnês para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Foro.

O IPTU pode ser impresso através do site da prefeitura ou ser solicitado presencialmente na Secretaria Municipal de Finanças e Sala do Empreendedor, que funcionam, respectivamente, no prédio da prefeitura e na Ouvidoria (antiga rodoviária Leopoldina).

As subprefeituras municipais também realizam o serviço.

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Pagamento em cota única

  • Até 10 de março de 2023, com desconto de 10% para os contribuintes que estiverem com o IPTU e TCLD em dia até 31/12/2022.

  • Até 10 de março de 2023, com desconto de 2%, para os contribuintes que não estiverem em dia com o IPTU e TCLD até 31/12/2022.

Pagamento em cotas e vencimentos sem desconto

  • Acontecem até o dia dez de cada mês - de março a dezembro.

Foro

  • Até 10 de março de 2023, com desconto de 10%.

  • Até 10 de dezembro de 2023, sem desconto.

Já na cidade vizinha, Teresópolis, a guia para pagamento do IPTU 2023, é emitida desde o último mês, pelo site da prefeitura.

O contribuinte que não tem acesso à internet pode comparecer ao balcão da Secretaria Municipal de Fazenda, montado no 1º piso da prefeitura (av. Feliciano Sodré, 675, Várzea), e solicitar a impressão do documento.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h.

Os carnês físicos tradicionais já estão sendo distribuídos. Dos 57.871 carnês impressos, 43.870 foram enviados pelos Correios e 13.911 estão disponíveis no balcão da Secretaria de Fazenda, das 9h às 18h.

Para facilitar a localização, o contribuinte poderá apresentar um carnê de anos anteriores ou o número da matrícula do imóvel.

Desconto

A Prefeitura de Teresópolis garante duas faixas de desconto para pagamento do IPTU em cota única:

  • De 15% - que ocorreu até o fim de janeiro.

  • De 10% - até o dia 28 de fevereiro.

Pagamento em cotas e vencimentos sem desconto

  • Acontecem até o dia cinco de cada mês - de março a dezembro.

Pix

A prefeitura emitiu as guias do IPTU contendo o QR Code para pagamento via Pix. Basta apontar a câmera do smartphone, copiar o código gerado e fazer o Pix.

Além da opção do Pix, o IPTU 2023 pode ser pago nas agências dos Bancos Santander e Caixa Econômica Federal e em seus canais de atendimento e também nas casas lotéricas.

Clientes do Itaú e Banco do Brasil poderão fazer o pagamento pelo Internet banking e nos terminais de autoatendimento.

Aviso para quem recebeu a notificação do georreferenciamento

A Prefeitura de Teresópolis informou que todos que receberam a carta do georreferenciamento e não conseguiram emitir a guia de IPTU podem ficar despreocupados.

Os processos de conferência e verificação de imóveis foram abertos automaticamente.

O governo municipal pede que todos esses contribuintes procurem a Secretaria de Planejamento ou entrem em contato pelo WhatsApp (21) 2742-4400 para acelerarem o processo de conferência da área construída e regularizar o IPTU.

Ainda segundo a prefeitura, os descontos estão garantidos.

A verificação dos imóveis é uma determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público Federal (MPF).

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.