MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Agosto começa com mais um ônibus quebrado em Nova Friburgo

Desta vez, coletivo que seguia para Varginha ficou parado na Rua Coronel Zamith, no bairro Ypu. Casos têm acontecido com frequência

Por Bernardo Fonseca
01/08/18 - 12:07
Agosto começa com mais um ônibus quebrado em Nova Friburgo Ônibus da Nova Faol quebra e fica parado na Rua Coronel Zamith, no bairro Ypu. | Fotos: Bernardo Fonseca

Um ônibus da Friburgo Auto-Ônibus (Nova Faol) quebrou por volta das 8h40 da manhã desta quarta-feira, 1º de agosto, na Rua Coronel Zamith, no bairro Ypu, próximo ao viaduto. O coletivo de número 097 era do itinerário Centro-Varginha. Segundo relato do motorista aos passageiros, a temperatura do veículo subiu demais, o que acendeu a luz de alerta da temperatura do motor.

Tampa do motor aberta demonstra que motorista tentou verificar situação.Tampa do motor aberta demonstra que motorista tentou verificar situação. | Foto: Bernardo Fonseca

Cerca de 30 passageiros estavam no ônibus. A maioria desceu para aguardar na calçada até que um novo carro chegasse. Por volta das 8h55, quem seguia para o bairro Ponte da Saudade, embarcou no coletivo com destino ao bairro de Theodoro, mas quem ia para Varginha, teve que permanecer aguardando no local.

Em nota, a concessionária de ônibus informou que o coletivo teve problema na correia do alternador, que foi trocada no local por um mecânico. De acordo com a empresa, os ônibus passam por manutenção preventiva, mas que podem apresentar falhas, ainda mais devido aos “problemas de pavimentação, estradas de terra e ladeiras muito íngremes, que diminuem a vida útil dos componentes”. Ainda segundo a nota, os passageiros aguardaram cerca de 17 minutos por um novo coletivo.

Histórico de problemas

O caso desta quarta-feira não é isolado. Frequentemente, usuários do transporte público de Nova Friburgo vivenciam situações semelhantes, com ônibus que quebram constantemente, como noticiado no Portal Multiplix . Além disso, passageiros reclamam do estado de alguns coletivos e da falta de cumprimento de horário de algumas linhas, como também informado no portal.

No mês de julho, oito ônibus foram apreendidos durante uma operação de fiscalização da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana, com problemas no elevador para cadeirantes. Os veículos foram levados para o pátio da Secretaria e a empresa teve que pagar uma multa de R$ 401,58 por coletivo, além de ter que fazer os reparos necessários.

Licitação

O contrato de concessão do serviço de transporte público de Nova Friburgo termina em setembro, o que motivou, em julho, uma manifestação do Ministério Público Estadual pedindo para que a Prefeitura se posicionasse sobre a licitação. Além de cobrar a abertura do processo licitatório, o órgão alertou sobre a necessidade de "evitar a possível contratação emergencial de forma provocada e forjada, o que demonstraria a má-fé dos envolvidos, sob pena da prática de ato de improbidade administrativa".

Na época, a Prefeitura alegou que o processo se encontrava em fase de finalização. Mas até o dia 1º de agosto, não houve envio de projeto de lei pedindo autorização para realizar o processo de concessão.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.