Nova Friburgo lança decreto 'Cidade Resiliente' e fortalece ações de prevenção a desastres
Iniciativa foi apresentada a autoridades, representantes de associações de moradores e outros convidados em reunião realizada na Câmara de Dirigentes Lojistas
Decreto marca início de ações preparatórias para o próximo ano, segundo prefeitura
|
Foto: Reprodução/Redes Sociais
A Prefeitura de Nova Friburgo publicou na tarde da última quarta-feira, 22, o Decreto Municipal nº 3.787/2025, que formaliza o compromisso institucional do município com a adoção de medidas de prevenção, mitigação e resposta a desastres naturais, além de fortalecer políticas voltadas ao meio ambiente, habitação e desenvolvimento social.
A medida foi apresentada a autoridades, representantes de associações de moradores e outros convidados em reunião realizada à noite, na Câmara de Dirigentes Lojistas.
O decreto marca o início das ações preparatórias para o ano de 2026, quando serão completados 15 anos da tragédia climática.
O episódio de 2011 foi um dos mais marcantes da história friburguense, sendo destaque no país e exterior.
Siga o canal do Portal Multiplix no WhatsApp
Foram elencadas no documento, dentre outras, as seguintes medidas estratégicas de prevenção e proteção:
elaboração de novos planos de contingência, incluindo um específico para situações envolvendo animais
atualização do Plano Diretor, com foco na proteção de encostas e áreas de risco
implantação de uma nova Central de Monitoramento de riscos geológicos e hidrológicos e reestruturação do espaço físico da Secretaria de Proteção e Defesa Civil
fortalecimento de políticas sociais e habitacionais, incluindo o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) e programas de apoio a famílias afetadas por desastres
Como parte do decreto, foi criada uma logomarca oficial alusiva à catástrofe de 2011, que deverá ser usada em todos os documentos oficiais da prefeitura, a partir de janeiro de 2026.
O símbolo traz elementos que representam as montanhas da cidade, uma gota d’água que se transforma em árvore, e cores que remetem à água, à esperança e à memória — expressando os valores de renascimento, força e recomeço.
Segundo a prefeitura, o decreto entra em vigor no dia 1º de janeiro de 2026 e reforça o papel de Nova Friburgo como referência em gestão de riscos e resiliência urbana.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!






