MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

VÍDEO: saguis ameaçados de extinção são flagrados a mais de mil metros de altitude nos Três Picos

Imagens dos animais foram registradas por armadilha fotográfica no trecho do parque estadual em Nova Friburgo

Por Natalia Amorim
26/08/22 - 10:49
VÍDEO: saguis ameaçados de extinção são flagrados a mais de mil metros de altitude nos Três Picos Os saguis-da-serra-escuros são endêmicos da Mata Atlântica e estão em extinção | Foto: Divulgação/Juran Santos (Projeto Aventura Animal)

Dois saguis-da-serra-escuro (Callithrix aurita) foram flagrados a 1.400 metros de altitude, no Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.

Essa é a primeira vez que animais dessa espécie são avistados a uma altitude tão elevada no Caledônia, em Nova Friburgo, na Região Serrana, de acordo com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

As imagens desses dois saguis foram capturadas no dia 17 de agosto por uma armadilha fotográfica instalada em uma trilha da unidade de conservação.

Os animais são endêmicos da Mata Atlântica e estão ameaçados de extinção.

O sagui-da-serra-escuro, também chamado de sagui-estrela-preto, não passa de 400 gramas de peso. É um macaco pequeno, que tem a pelagem preta com manchas ruivas, com destaque para a cauda, também preta, mas com finos anéis brancos em toda a sua extensão. Em geral, vive em grupos de dois a sete indivíduos, com apenas uma fêmea dominante.

Normalmente, os irmãos mais velhos ajudam a mãe a cuidar dos mais novos, até que, os adultos formem novos pares e acompanhem outros grupos.

O coordenador dos Três Picos, em Nova Friburgo, Rominique Schimidt, considera que o flagra é uma forte evidência de que a diversidade do local está em alta.

O avistamento de saguis-da-serra-escuro a uma altitude dessa é inédito. E esse flagrante mostra como o ambiente do nosso parque está propício para o abrigo de animais como esse primata. Esse monitoramento que fazemos, por meio de armadilhas fotográficas, é importante para a identificação e proteção de espécies ameaçadas de extinção.

O monitoramento de animais silvestres, por meio de câmera ativada à distância é fruto de uma parceria entre o Inea e o Projeto Aventura Animal, do ambientalista Juran Santos, e tem a finalidade de observar a fauna do Parque Estadual dos Três Picos para fins de pesquisa e ações de educação ambiental.

São 20 câmeras camufladas instaladas em várias trilhas da unidade de conservação em Nova Friburgo. Em junho deste ano, a câmera flagrou uma mamãe gato-do-mato (Leopardus guttulus) e seu filhote percorrendo uma trilha.

Sobre o Parque Estadual dos Três Picos

Com área aproximada de 65.133 hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim.

A unidade de conservação tem sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo, dois núcleos em Teresópolis (núcleo Jacarandá e o Vale da Revolta), e um núcleo operacional em Guapimirim.

Dentro dos limites dessa unidade de conservação encontra-se o mais elevado índice de biodiversidade do estado do Rio, o que em parte se explica pela variação de altitudes: de 100 metros até os 2.366 metros do Pico Maior.

O Parque é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.