MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

TST decide que novas regras trabalhistas só valem para contratos assinados após a promulgação da lei

Órgão aprovou instrução normativa que define marco temporal na aplicação da reforma

Por Matheus Oliveira
21/06/18 - 17:37
TST decide que novas regras trabalhistas só valem para contratos assinados após a promulgação da lei TST decide que novas regras trabalhistas. | Banco de imagens

Com o objetivo de reduzir qualquer insegurança jurídica, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) aprovou nesta quinta-feira, dia 21 de junho, uma instrução normativa definindo que as novas regras da reforma trabalhista (Lei 13.467), aprovada no ano passado, possuem efeito imediato, mas não contempla casos iniciados ou consolidados enquanto as antigas regras definiam as leis do trabalho.

O instrumento - que define um novo marco temporal nas disputas trabalhistas -, determina ainda que os chamados honorários advocatícios sucumbenciais, que de acordo com o novo texto da reforma, diz que a parte derrotada no processo deve pagar pelos custos, só passará a valer em ações ajuizadas após a validação da lei. O mesmo entendimento deverá ser usado em relação às multas aplicadas pelo juiz, caso fique constatado que o indivíduo que criou a ação agiu de má-fé.

O ministro Brito Pereira, presidente do TST, destacou a importância da aprovação do tema após uma longa discussão na corte.
“Saúdo membros do tribunal que ofereceram a sua valiosa contribuição", disse o presidente ao proclamar a aprovação.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.