MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

TRE-RJ prepara urnas eletrônicas para as eleições suplementares de Santa Maria Madalena

Equipamentos também passam por verificação da integridade e autenticidade do sistema durante procedimento; pleito está programado para ocorrer no dia 12 de setembro

Por Redação Multiplix
03/09/21 - 13:08
TRE-RJ prepara urnas eletrônicas para as eleições suplementares de Santa Maria Madalena Urnas eletrônicas passam por inúmeros testes antes de serem lacradas para as eleições | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) realizou, na quinta-feira, 2, a cerimônia de preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições suplementares de Santa Maria Madalena, na Região Serrana do Rio, neste mês. O procedimento ocorreu no Núcleo de Armazenamento de Urnas, unidade administrativa localizada no Centro do Rio.

A cerimônia incluiu a verificação, por amostragem, de até 3% da integridade e autenticidade dos programas instalados nas urnas eletrônicas preparadas para uso nos pleitos. Essa auditoria feita no local é aberta à fiscalização dos partidos políticos e entidades civis, como forma de demonstrar a confiabilidade ao processo eleitoral e garantir que o voto registrado na urna pelo eleitor é computado de forma totalmente segura.

Segundo o TRE-RJ, as ações são supervisionadas pelos juízes eleitorais. Representantes das entidades civis e órgãos públicos, como partidos políticos e coligações, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público Eleitoral (MPE), entre outras, têm a participação assegurada pela resolução 23.603 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na auditoria, são emitidos os resumos digitais (hashes) dos programas instalados nas urnas e validadas as assinaturas digitais dos arquivos. Além disso, conferem-se os dados dos candidatos e partidos inseminados nas urnas, e simula-se o processo de votação, para aferir o correto funcionamento do equipamento. Depois disso, as urnas são lacradas.

No estado do Rio de Janeiro, estão programadas duas eleições suplementares no próximo dia 12 de setembro. Além de Santa Maria Madalena, eleitores de Silva Jardim, na Região das Baixadas Litorâneas, vão às urnas para eleger a nova gestão municipal.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.