MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo registrou 12 acidentes de trânsito envolvendo postes no 1º semestre

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, houve um aumento de 20% nas ocorrências

Por Redação Multiplix
31/08/20 - 09:32
Nova Friburgo registrou 12 acidentes de trânsito envolvendo postes no 1º semestre Acidente no bairro Paissandu em junho de 2019 | Foto: Arquivo/Gee Santos

O número de acidentes de trânsito envolvendo postes continua aumentando em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, mesmo com certa parte da população em isolamento social, causado pela pandemia do novo coronavírus. Os dados são da concessionária de energia elétrica, Energisa, que registrou 12 ocorrências em 2020, somente no primeiro semestre. O aumento foi de 20% se comparado ao mesmo período do ano passado.

Um acidente causa diversos riscos e pode trazer graves consequências. Além do impacto da batida há também o risco de choque elétrico, tanto para quem sofreu o acidente, como para quem está nas proximidades.

De acordo com a concessionária, em Nova Friburgo, por exemplo, a rede de distribuição de energia é equipada com tecnologia de proteção para desativar o fornecimento de energia em caso de interferência nos cabos ou postes, no entanto, mesmo assim, há perigo quando ocorre uma colisão.

“Caso um acidente aconteça, não entre em desespero para sair do veículo, principalmente se os cabos de energia estiverem sobre carro. O melhor a se fazer é esperar dentro do carro, sem tocar nas partes metálicas, e aguardar a chegada de uma equipe especializada da Energisa para realizar todos os procedimentos necessários com a máxima segurança”, explicou o gerente de operações, Anderson Rabelo Rosa.

Os acidentes de trânsito envolvendo os postes também trazem outros problemas, como a falta de energia em residências e comércios que estão ligados à rede próxima da ocorrência.

“Isso afeta a distribuição de energia, deixando os clientes sem o fornecimento até que o reparo na rede seja finalizado. Dependendo da ocorrência, conseguimos manobrar a carga remotamente, no nosso Centro de Operação, e minimizar os impactos, mas as casas próximas ao local do poste atingido vão ficar sem energia. Somente no primeiro semestre deste ano, cerca de 10 mil clientes ficaram sem energia por causa das batidas de veículos em postes. Vale destacar que a implantação de um novo poste pode levar, em média, de três a quatro horas, a depender da situação”, completou.

Segundo a concessionária, o custo médio da substituição de um poste é de R$ 3 mil. Porém, se um transformador e outros equipamentos também forem afetados, esse valor pode ultrapassar R$ 30 mil. E quem arca com o prejuízo é o condutor responsável pelo acidente.

Veja outras notícias da região no Portal Multiplix


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.