MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo registra mais de 500 denúncias de violência contra mulheres em 2022

No Brasil, cerca de quatro mulheres são vítimas de feminicídio diariamente, segundo o Fórum de Segurança Pública

Por Nai Frossard
16/12/22 - 08:55
Nova Friburgo registra mais de 500 denúncias de violência contra mulheres em 2022 Mais de 500 casos de violência são registrados pelo Centro de Referência da Mulher | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A violência contra as mulheres não tem endereço certo e, infelizmente, também está presente no interior do Rio de Janeiro, com características distintas. O Centro de Referência da Mulher (Crem) realizou cerca de 578 atendimentos em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, até o início do mês de dezembro desse ano, como informou a coordenadora Paula Bairral Olmi.

A maioria desses atendimentos (50%), como ela destacou, foi de violência moral e psicológica, seguido por violência física (20%), sexual (15%) e patrimonial (15%).

Do total de atendimentos, 128 registros foram de mulheres que estavam fazendo sua primeira denúncia. O centro faz atendimentos a mulheres vítimas de violência através de acompanhamento psicológico, social e jurídico, de acordo com a necessidade.

Paula aponta que o primeiro passo para romper o ciclo da violência é denunciar:

A denúncia pode ser feita por qualquer pessoa que sofra ou presencie as agressões e é importante para proteção da vítima e para mobilizar os órgãos públicos municipais, estaduais e federais para combater os diferentes tipos de violência.

Dados nacionais

No país, cerca de quatro mulheres, por dia, foram vítimas de feminicídio entre janeiro e junho desse ano, de acordo com o estudo mais recente do Fórum de Segurança Pública – Violência contra Meninas e Mulheres no primeiro semestre de 2022. Os dados relativos ao segundo semestre ainda não foram divulgados.

O estudo apresentado tem como fonte os boletins de ocorrência classificados como feminicídio pelas Polícias Civis dos Estados e DF, e é o primeiro registro oficial destas mortes.

Em todo o estado do Rio, foram contabilizados 55 feminicídios nos primeiros seis meses deste ano. Nova Friburgo teve um caso, como informou o Tecle Mulher.

Números crescem

No primeiro semestre de 2022, de acordo com o estudo do Fórum de Segurança Pública, 699 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil. Este número é 3,2% mais elevado que o total de mortes registrado no primeiro semestre de 2021, quando 677 mulheres foram assassinadas.

Os dados indicam um crescimento contínuo das mortes de mulheres em razão do gênero, desde 2019.

Em relação ao primeiro semestre de 2019, o crescimento no mesmo período de 2022 foi de 10,8%, apontando para a necessária e urgente priorização de políticas públicas de prevenção e enfrentamento à violência de gênero.

Em Friburgo

Tecle Mulher disponibiliza um site para atendimento virtualTecle Mulher disponibiliza um site para atendimento virtual | Foto; Divulgação/Tecle Mulher

Em Nova Friburgo, apesar da estatística municipal do primeiro semestre de 2021 ser igual a de 2022, no segundo semestre do ano passado, a cidade teve dois casos de feminicídio e por um mesmo autor, como aponta Laura Mury, coordenadora de uma das organizações que atendem mulheres vítimas de violência, o Tecle Mulher.

No entanto, uma das vítimas estava grávida de uma menina. Vale refletir sobre a questão de se considerar como três feminicídios, o que estatisticamente eleva o município a quatro feminicídios no ano. Esses dados são extremamente alarmantes em relação à sua população.

Políticas públicas

Laura comemora a existência de política públicas no município de Nova Friburgo, como o Centro de Referência da Mulher e a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), e da atuação do Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, instituído através da Lei Maria da Penha.

No entanto, ela ressalta:

Tanto o centro quanto a delegacia foram conquistadas através da árdua luta dos movimentos de mulheres, mas notamos que para reverter o quadro tão alarmante de violência doméstica, culminando com morte, é necessário um forte investimento em educação familiar e escolar, voltadas ao respeito entre os gêneros e à dignidade de meninas e mulheres.

A Delegacia da Mulher em Friburgo foi procurada pela reportagem do Portal Multiplix, mas a responsável está de férias e, apesar da delegada de Cabo Frio acumular as funções, não responde pela titular em Friburgo.

O telefone de contato do Centro de Referência da Mulher é (22) 2525-9226.

Para o atendimento virtual de apoio e orientação, o Tecle Mulher disponibiliza o site onde também pode ser feito o encaminhamento nas áreas dos direitos e violência contra a mulher. A instituição também pode ser encontrada nas redes sociais e o contato pode ser feito pelo telefone (22) 3016-1313.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.