MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Teresópolis terá 63 leitos para pacientes com covid-19

Prefeitura anunciou ainda a busca para comprar mais respiradores e monitores para o tratamento dos pacientes

Por Isadora Jaron
13/05/20 - 14:00
Teresópolis terá 63 leitos para pacientes com covid-19 Serão abertos mais 20 leitos em Teresópolis nesta semana | Foto: Divulgação/Maurício Bazilio (SES)

No início dos casos do novo coronavírus no Rio de Janeiro, principalmente no interior do estado, Teresópolis, na Região Serrana do Rio, não tinha leitos disponíveis para o tratamento de pacientes com suspeita ou confirmados do coronavírus. Agora, os leitos poderão chegar a 63 só para o tratamento do covid-19.

Em um primeiro momento, a cidade conseguiu, com as três unidades de saúde, abrir 19 leitos para o tratamento da infecção. Foi criado também, um centro de referência, no Ginásio Pedrão, para que as pessoas com sintomas da doença procurassem o local para serem atendidas e, caso necessário, encaminhadas às unidades de saúde.

As informações foram divulgadas pelo prefeito Vinicius Claussen, na live desta terça-feira, 12, nas redes sociais, para anunciar o lockdown.

“Não tínhamos leitos disponíveis e de zero passamos para 19. Agora já temos 43 e vamos abrir mais 20, só para tratarmos os pacientes com o novo coronavírus”, destacou o prefeito.

No momento, Teresópolis possui 43 leitos, sendo 26 de clínica médica e 17 de UTI. Todos estão com a taxa de 100% de ocupação, desde o último sábado, 9.

Na live, o prefeito esclareceu que nesta quarta-feira, 13, serão abertos mais 17 leitos de clínica médica no Hospital das Clínicas de Teresópolis Constantino Ottaviano (HCTCO), para poder tratar os pacientes que precisam.

“Em Nova Friburgo está sendo montado um hospital de campanha. Mas se nós fossemos esperar ele ficar pronto, hoje, teríamos 43 pessoas na fila de espera por uma vaga nesse hospital. Agimos mais rápidos e essas pessoas estão tendo tratamento em Teresópolis”, disse.

Ainda de acordo com a fala do chefe do Executivo, nesta sexta-feira, 15, está previsto a abertura de mais três leitos de UTI. Com isso, o município chegará a 63 leitos disponíveis para o covid-19.

“Já na semana que vem nós vamos buscar mais nove leitos de UTI, mas dependemos de equipe médica especializada para poder tratar os pacientes. Já tivemos 35 profissionais de saúde da linha de frente afastados por covid-19 só no HCT”, frisou Vinicius.

Os leitos estão sendo custeados com os recursos enviados pelo governo federal e pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Além disso, a prefeitura ainda tenta a compra de 20 respiradores e monitores para ajudar no combate ao covid-19 e equipar os leitos disponíveis.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Teresópolis, possui uma sala vermelha, para casos de emergência, com cinco respirados, caso o paciente com coronavírus precise ser entubado.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.