Teresópolis: Parque Ermitage terá Ação de Saúde neste sábado, 16

Evento, organizado por uma universidade privada, terá orientação sobre vacinas, planejamento familiar, exames e saúde em geral

Por Redação Multiplix
15/03/19 - 13:55
Teresópolis: Parque Ermitage terá Ação de Saúde neste sábado, 16 Ação de Saúde para moradores do Ermitage acontece neste sábado, 16 | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

O Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) promove, neste sábado (16/3), das 9h às 13h, mais uma Ação Social de Saúde para moradores da Fazenda Ermitage. O evento é gratuito e tem como objetivo a promoção de ações fundamentais para a melhoria da qualidade de vida. As atividades foram desenvolvidas pelos estudantes dos cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Enfermagem, Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e Farmácia –, que estarão devidamente acompanhados por professores.

Dentre as atividades que serão desenvolvidas pelos estudantes dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Medicina estão: estação de vacinação; orientações quanto ao autoexame das mamas, quanto ao Planejamento Familiar (o que a mulher tem direito/ acesso pelo SUS), quanto às complicações da hipertensão e do diabetes, e quanto às infecções sexualmente transmissíveis e HIV/AIDS (distribuição de preservativos); além de verificação de glicemia capilar; verificação de oximetria de pulso; verificação de pressão arterial (adulto e infantil); avaliação postural; avaliação do IMC (adulto e infantil); e orientação sobre alimentação saudável.

Os estudantes de Ciências Biológicas falarão sobre água e arboviroses, ou seja, doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. Já os estudantes da graduação de Odontologia darão orientação sobre Saúde Bucal e Escovação, com distribuição de kits com escova, fio dental e pasta de dentes, para adultos e crianças. Por fim, os estudantes de Medicina Veterinária farão vacinação em animais; orientação ao cuidado com os animais e zoonoses.