MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Secretaria Municipal de Saúde amplia locais para testagem de Covid-19 em Nova Friburgo

Testes agora também podem ser feitos nos postos de Olaria, São Geraldo, Lumiar, Amparo e Campo do Coelho

Por Redação Multiplix
01/02/23 - 11:37
Secretaria Municipal de Saúde amplia locais para testagem de Covid-19 em Nova Friburgo Testagem de Covid-19 será feita em Olaria também | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A partir desta quarta-feira, 1º de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, ampliou a testagem de Covid-19 na cidade.

Os testes podem ser realizados em uma quantidade maior de bairros, e isso está sendo viabilizado após a constatação de que essas unidades estavam aptas a fazer os atendimentos.

As Unidades Básicas de Saúde de Olaria e de São Geraldo e as Estratégias de Saúde da Família de Lumiar, Amparo e Campo do Coelho disponibilizam os exames às quartas-feiras, das 13h às 16h, para sintomáticos.

A Unidade Básica de Saúde do Suspiro também continua oferecendo a testagem no laboratório do posto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h (exceto às terças, quando o atendimento é iniciado às 10h).

Pessoas que estão com sintomas há pelo menos três dias podem realizar a testagem.

Febre, cansaço, coriza, falta de ar, dor no corpo e dor de cabeça são os sintomas da doença e é necessário ter em mãos os documentos originais, como o CPF, RG e o cartão do SUS.

O Hospital Municipal Raul Sertã só fará a testagem de pacientes graves, internados ou em transferência.

Já o Hospital Maternidade Doutor Mário Dutra de Castro realizará em gestantes internadas que apresentarem indícios gripais.

No boletim mais recente divulgado pelas redes sociais da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, os dados foram apenas da taxa de ocupação de leitos e número de testagem na cidade.

O número de casos da doença ainda não foi divulgado nesta semana. Mas, pelos outros dados, verificamos uma queda nos registros.

A taxa de ocupação de leitos da semana entre os dias 21 e 27 de janeiro está em 9,30% e de UTI, 12,50%. As testagens também caíram. Nessa semana, foram feitos 295 testes: 20 positivos contra 275 negativos.

Há um mês, foram realizados mais testes: dos 720 testes, 583 foram negativos e 137 positivos. A taxa de ocupação de UTI estava em 37,50%, e a dos leitos, 27,80%. Os dados foram divulgados no dia 26 de dezembro.

O registro mais recente dos casos (desde o início da pandemia) foi divulgado nas redes sociais da prefeitura no dia 13 de janeiro: 40.900 casos positivos, 31.190 casos negativos e 1003 mortes pela doença.

Questionada sobre a atualização dos números, nessa terça-feira, 30, a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo informou que o sistema permanece fora do ar e, por isso, o boletim com o número de casos ainda não foi atualizado.

Ainda segundo a prefeitura, a demanda de teste não aumentou, e que existe, inclusive, uma baixa nos casos. "Mesmo assim, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu ampliar os locais de testagem e facilitar o acesso, porque isso era uma demanda da população", disse em nota à reportagem.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.