MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Qual é o papel da Vitamina D no combate ao novo coronavírus?

Fake news atrapalham informações verdadeiras e que podem ajudar o organismo a prevenir o covid-19

Por Redação Multiplix
13/04/20 - 11:12
Qual é o papel da Vitamina D no combate ao novo coronavírus? Estudos mostram carência de vitamina D em pacientes com covid-19 | Foto: Isadora Jaron

Desde a pandemia do novo coronavírus não param de circular na internet notícias relacionadas a uso de produtos que ajudam o organismo na defesa contra a infecção. Uma delas fala sobre a vitamina D que poderia prevenir o vírus e que teria dado bons resultados nos pacientes infectados.

Até uma pesquisa que teria sido publicada pela Universidade de Turim, na Itália, teria afirmado que a vitamina D é realmente eficaz. Os especialistas alertam para as fake news que atrapalham a propagação das informações verdadeiras de produtos que podem auxiliar na imunidade e no fortalecimento do organismo.

Realmente a Universidade de Turim realizou diversas pesquisas e estudos onde as recomendações, com bases clínicas, dizem que a deficiência da vitamina D é prejudicial em uma maneira geral em todas as doenças causadas por diferentes vírus. Por isso, a orientação de manter os níveis adequados do nutriente em toda a população.

De acordo com as pesquisas, a maioria dos pacientes com covid-19 apresentam carência de vitamina D no organismo e o relatório final da universidade aponta a atuação comprovada do nutriente no sistema imunológico. Mas não há ainda nenhum estudo científico que associe a vitamina D na prevenção do novo coronavírus, essa é apenas uma hipótese.

A Sociedade Brasileira de Infectologia foi vítima das informações falsas. Na fake news a entidade teria afirmado o reforço da imunidade usando vitamina D. Em nota, a instituição esclarece que não existem evidências científicas para comprovar a eficácia do nutriente.

As fake news em cima dos fatos geraram uma série de dúvidas e o Ministério da Saúde, por exemplo, chegou a divulgar que são falsas as notícias enfatizando que a vitamina D é a única forma de prevenção do vírus. As recomendações principais são lavar as mãos com frequência, evitar contato próximo com pessoas que tiveram os sintomas da infecção, deixar os ambientes arejados e cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar.

O consumo da vitamina D, assim como de outros nutrientes, é essencial para o corpo, mas de forma equilibrada. Manter a alimentação saudável e pegar sol com frequência ajuda nas necessidades do nutriente no organismo. Somente os exames podem identificar se há uma deficiência no metabolismo e se é preciso uma prescrição para o uso do suplemento.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.