Preocupação com a Covid-19 em Nova Friburgo ainda não acabou
Em julho, leitos de UTI do hospital Raul Sertã tiveram ocupação máxima cinco vezes, mas realidade contrasta com unidades particulares
Em 27 dias do mês de julho foram registrados 1.668 novos casos de Covid-19 no município
|
Foto: Reprodução/Portal Multiplix
A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, divulgou ontem, 27, o índice de ocupação dos leitos da UTI do Hospital Municipal Raul Sertã destinados aos pacientes com o novo coronavírus, que chegou a 100%.
Desde o início do mês, a taxa de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 alcançou 100% em cinco ocasiões, sendo que no último dia 20, a unidade chegou a ter uma pessoa na fila de espera por uma vaga.
Ainda segundo as informações do município, a ocupação dos leitos de enfermaria para o novo coronavírus chegou a 91,5%, com 43 vagas ocupadas.
O Hospital Municipal Raul Sertã tem, atualmente, 20 leitos de UTI e 47 de enfermaria para adultos. Já na parte pediátrica, o hospital conta com três unidades de enfermaria para Covid-19.
Ocupação dos leitos na rede privada
Nas unidades particulares do município, são, ao todo, 26 leitos para UTI Covid, sendo que nove estavam ocupados ontem, da seguinte forma: Unimed, 40%; São Lucas, 50%; e Serrano, com 20% de ocupação.
Já em relação às enfermarias dos hospitais privados, 13 dos 41 leitos estavam sendo usados no mesmo período: 50% no hospital Unimed; 18,2% no São Lucas; e 16,7% no Serrano.
Sobre essa diferença entre a taxa de ocupação dos leitos particulares e da rede pública, a secretária de Saúde, Nicole Cipriano, disse, em entrevista ao Portal Multiplix, que o menor número da rede privada tem relação com o perfil do público que é atendido por essas unidades.
“É um público muito específico, é uma classe da nossa comunidade bem específica. A nossa abrangência, enquanto SUS, ela é muito maior, então isso faz com que a nossa unidade abarque um atendimento populacional infinitamente maior que os particulares tem a oferecer”, disse.
Medidas de proteção precisam continuar
Nos 27 dias do mês de julho foram contabilizados 1.668 novos casos e 52 óbitos por Covid-19 em Nova Friburgo.
Atualmente, o município tem 22.046 casos confirmados e 732 óbitos causados pela doença, desde o início da pandemia.
Com a taxa de ocupação da rede pública elevada, a secretária de Saúde alerta que é necessário continuar seguindo todos os protocolos de segurança em relação à Covid-19.
“Que todos possam alcançar a vacina o quanto antes, que é o que a gente mais almeja, que todos possam em um futuro muito próximo estar sem as máscaras, mas enquanto não podemos, não podemos escolher a vacina, porque a vacina boa é a que está no braço, sendo primeira e segunda dose, e melhor do que isso é a proteção, o uso de máscara, higienização das mãos e vamos diminuir a aglomeração”, reforçou.
Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.







