Prefeitura de Nova Friburgo fecha Clínica Santa Lúcia em definitivo nesta semana
Mais três Residências Terapêuticas (RTs) foram inauguradas nessa segunda-feira, 30, para atender os internos que estavam na unidade
A Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, assumiu o controle administrativo da Clínica de Repouso Psiquiátrico Santa Lúcia em abril do ano passado.
Parte do processo de intervenção da unidade já tinha iniciado em abril de 2021. Agora, o governo municipal deu mais um passo na luta antimanicomial na cidade.
A novidade é que a prefeitura divulgou um prazo para o término das atividades na unidade em Mury, conforme afirmou a assessoria do governo municipal na segunda-feira, 30, ao Portal Multiplix:
Nesta semana, com todos os internos saindo da Clínica Santa Lúcia, o antigo manicômio será definitivamente fechado, seguindo a lei antimanicomial.
O encerramento das atividades aconteceu nessa terça-feira, dia 31.
Por isso, no início da semana foram inauguradas mais três Residências Terapêuticas (RTs), sendo duas em um imóvel na Chácara do Paraíso e outra no bairro Lagoinha. Ao todo, 21 internos que estavam na Clínica Santa Lúcia passaram a residir nessas novas moradias.
De acordo com a prefeitura, as residências terapêuticas são espaços que acolhem pessoas que estavam institucionalizadas ou pacientes que demandam desse tipo de assistência.
Essas são casas localizadas em espaços urbanos, que visam a reintegração em sociedade e possuem atendimento médico e acompanhamento 24h de profissionais de saúde, como enfermeiro, técnicos de enfermagem e acompanhantes terapêuticos.
Segundo o Executivo, as unidades são amplas, muito confortáveis e foram provenientes de um processo movido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).
Nova Residência Terapêutica foi inaugurada nessa segunda-feira, 30 | Foto: Reprodução/Redes Sociais
As RTs inauguradas possuem salas de estar, cozinhas, quartos, banheiro, espaço de lazer e jardim.
Todos os pacientes convivem em espaços mútuos. Eles ainda recebem uma verba do governo federal, que possibilita o custeio de bens individuais necessários e indispensáveis no dia a dia, como os itens de higiene pessoal, por exemplo.
A primeira residência friburguense foi inaugurada em dezembro de 2022 e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) 3, com atendimento 24h, começou a funcionar no início deste ano. Esses novos locais possibilitaram a estruturação da rede de atenção psicossocial, que agora está ainda mais fortalecida com essas três RTs.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.