MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Ministro da Saúde dá aval para construção de nova UPA em Nova Friburgo

Informação foi divulgada nesta terça, 4, pela assessoria do deputado federal Luiz Lima (PSL)

Por Sara Schuabb
04/06/19 - 17:07
Ministro da Saúde dá aval para construção de nova UPA em Nova Friburgo UPA de Conselheiro Paulino, onde são realizados cerca de 12 mil atendimentos por mês | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A assessoria do deputado federal Luiz Lima (PSL-RJ) enviou um comunicado à imprensa em que afirma que o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta deu aval para a construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Nova Friburgo. A decisão teria sido acertada em reunião na manhã desta terça-feira, 4 de maio, em Brasília, cuja pauta era o cenário da saúde pública da Região Serrana do Rio.

Ainda de acordo com a assessoria, a conversa também incluiu a situação do Hospital Municipal Raul Sertã, da atual UPA de Conselheiro e da atenção básica da saúde municipal. A liberação de recurso para a conclusão da obra do Hospital do Câncer foi outro assunto discutido. Estiveram presentes, além do deputado e do ministro, assessores e o vereador friburguense Cascão do Povo (PDT).

Segundo o comunicado, o recurso disponível para a obra é de R$ 3,1 milhões, vindos do Governo Federal. O orçamento levaria em conta além da construção, a compra de equipamentos.

De acordo com o chefe de gabinete do deputado Luiz Lima, Welbert Pedro, após a reunião com o ministro da Saúde, o prefeito Renato Bravo foi informado sobre a proposta. Cabe agora à administração municipal fazer os trâmites legais para cadastrar o projeto no sistema do Governo Federal.

Segundo Welbert, o local para a obra da unidade ainda precisa ser definido, mas as propostas iniciais sugerem o bairro de Olaria, São Geraldo ou anexo ao Hospital Raul Sertã, para desafogar a urgência do hospital, que ficaria só com atendimentos e cirurgias eletivas.

“A partir do momento em que o Governo Federal cede ou implanta uma UPA em um município, ele também entra na manutenção, junto com o governo estadual e municipal, ou apenas com o município. Dependendo do porte da UPA, a prefeitura pode receber cerca de R$ 500 mil por mês para a manutenção, como ocorre com a UPA de Conselheiro. Na nossa opinião, construiríamos a UPA na Via Expressa, em Olaria, com um projeto similar ao da UPA de Conselheiro Paulino, que atende em torno de 12 mil pacientes ao mês”, diz Welbert Pedro.

Ministro da Saúde Luiz Luiz Henrique Mandetta acompanhado do deputado federal Luiz Lima após reunião em BrasíliaMinistro da Saúde Luiz Luiz Henrique Mandetta acompanhado do deputado federal Luiz Lima após reunião em Brasília | Foto: Divulgação/Assessoria Luiz Lima

A assessoria de Luiz Lima também divulgou um vídeo feito logo após a reunião. O ministro Luiz Henrique Mandetta mencionou a tentativa de retomar a obra do Hospital de Oncologia de Nova Friburgo. "Tenho certeza de que em breve vamos reabilitar a obra do Hospital do Câncer. A gente conta com a análise também do Governo do Estado, e o Ministério da Saúde está aqui para apoiar bons projetos que vão em direção às pessoas", afirmou.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Nova Friburgo: pacientes aguardam mais de sete horas por atendimento na UPA


A reportagem do Portal Multiplix entrou em contato com o Ministério da Saúde que informou apenas que não pode confirmar as informações prestadas pela assessoria do deputado até que a pasta se pronuncie oficialmente sobre o assunto.

A redação do Portal Multiplix também entrou em contato com a prefeitura de Nova Friburgo e aguarda um retorno.

Sobre a UPA

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) faz parte da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192.

A UPA 24h oferece estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Se necessário o paciente pode ser encaminhado para um hospital da rede de saúde, para realização de procedimento de alta complexidade.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.