MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Deck de madeira da Vila Amélia, em Friburgo, é interditado após pedestre sofrer acidente

Secretário da Casa Civil promete que obra vai acontecer; Defesa Civil realizará nova avaliação no local

Por Kessia Coutinho
19/02/24 - 12:55 | Atualizada em 21/02/24 - 11:10
Deck de madeira da Vila Amélia, em Friburgo, é interditado após pedestre sofrer acidente Mulher se machuca após passar pelas ripas de madeira na calçada do bairro Vila Amélia | Fotos: Reprodução/Portal Multiplix

Depois que uma mulher caiu quando passava pelas ripas de madeira que formam a calçada do bairro Vila Amélia, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, no último sábado, 17, o local segue interditado.

A mulher foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e levada para o Hospital Municipal Raul Sertã com ferimentos leves e escoriações pelo corpo.

Além da falta de iluminação adequada no local, segundo moradores, as condições da estrutura mostram perigo para quem passa todos os dias pela área.

Na manhã desta segunda-feira, 19, a equipe do Portal Multiplix esteve no local para saber se alguma obra havia começado para reforma do deck, mas apenas faixas de interdição foram colocadas na área.

Prefeitura interditou parte da via onde ocorreu o acidentePrefeitura interditou parte da via onde ocorreu o acidente | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Por meio das redes sociais, a prefeitura informou que as equipes da Subsecretaria de Projetos da Casa Civil e da Secretaria de Obras, com apoio da Defesa Civil, estão unidas para tomar medidas de proteção e segurança dos cidadãos e para conclusão das respectivas ações e peças técnicas que envolvem as intervenções e que nesta segunda-feira, 19, as equipes da Defesa Civil, Casa Civil e Secretaria de Obras irão retornar para avaliar uma possível interdição geral do deck, visando as obras necessárias.

À reportagem, a prefeitura confirmou que a Defesa Civil fará a nova vistoria ainda na tarde desta segunda para avaliar as condições da estrutura. Sobre a falta de iluminação, o Executivo não respondeu sobre o problema.

A obra vai sair?

No último domingo, 18, o secretário da Casa Civil, Professor Pierre, disse que esteve no hospital para saber sobre o estado de saúde da vítima e depois foi até a Vila Amélia para conversar com os moradores do bairro.

No vídeo, publicado nas redes sociais da prefeitura, Pierre explicou a situação que envolve o deck da rua Teresópolis e prometeu a viabilização das obras tão necessárias à localidade:

A obra vai sair. Há algum tempo, o governo já vem estudando a intervenção aqui na rua Teresópolis e também na rua da feira. Essa obra aqui do deck vem desde as chuvas de 2011. O deck foi destruído e, em 2014, houve uma obra. A empresa que estava fazendo a intervenção, com dinheiro federal, foi questionada, e a empresa desistiu e abandonou a obra. O município então ficou em situação irregular com o governo federal em relação a essa obra. Os governos foram passando e quando o atual governo assumiu a verba estava bloqueada, com risco de perder dinheiro e um processo em cima do município.

Ainda sobre a verba, Pierre disse que essa situação irregular foi resolvida, mas que o dinheiro não poderia ser usado nessa obra:

Conseguimos regularizar para liberar o dinheiro, só que o dinheiro não podia ser usado no deck, tinha que ser usado em outros espaços na Vila Amélia. Usamos aqui na calçada do outro lado da rua Teresópolis e também na rua Souza Cardoso, inclusive para as pessoas com deficiência. Resolvido isso, encerrado no processo no governo federal, que tem toda uma tramitação para fechar o convênio, o governo municipal terá as condições de fazer as obras e é isso que vamos fazer. A comunidade da Vila Amélia vai receber uma obra de urbanização na rua Teresópolis e na rua da feira. Muito em breve estará acontecendo a licitação com recursos próprios, que o prefeito Johnny Maycon (PL) destinou para dar celeridade ao processo, a obra será realizada.

No local, tábuas de madeira estão empenadas, soltas ou com pregos à mostraNo local, tábuas de madeira estão empenadas, soltas ou com pregos à mostra | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A prefeitura explicou nesta terça-feira, 20, por meio de nota, que o local vai receber uma intervenção na semana que vem:

A prefeitura informa que irá sinalizar a interdição de todo o deck. Na próxima semana, também será instalado um tapume para aumentar a segurança dos pedestres. Enquanto isso, toda a estrutura do deck será retirada para que, em breve, seja apresentada uma solução definitiva para o local.

Obra esperada há anos

Desde 2021, a Prefeitura de Nova Friburgo tinha um recurso disponível, mas a obra na Vila Amélia seguia inacabada. A prefeitura havia colocado os restos de madeiras que "estavam em condições de uso, que foram reaproveitadas, no entanto, não foram suficientes para cobrir todo o córrego".

O Portal Multiplix vem acompanhando a situação do local. Desde 2022, tábuas de madeira estão empenadas, soltas ou com pregos à mostra, e, por isso, muita gente já se acidentou.

Em maio do mesmo ano, a prefeitura anunciou um projeto para reformar outras calçadas do bairro, o que não contemplou essa estrutura sobre o Córrego do Relógio.

Em junho de 2022, um buraco abriu depois de uma chuva, logo no início da rua Teresópolis, e se tornou motivo de reclamação dos moradores, assim como um muro de contenção que foi construído para recuperar parte da rua que caiu. Mas nem todas as madeiras do deck reaproveitadas foram suficientes para cobrir a área danificada.

O deck atual foi construído para cobrir o córrego, anos depois da tragédia de 2011, e servir como uma calçada. O recurso para a intervenção, em torno de R$ 905 mil, veio do governo federal, por meio de um convênio.

Desde então, o local segue com madeiras e ainda não recebeu outras intervenções.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.