MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Dados alertam para aumento de doenças relacionadas ao Aedes aegypti neste verão

Brasil registrou mais de 970 mil casos de dengue em 2020

Por Redação Multiplix
22/12/20 - 10:48
Dados alertam para aumento de doenças relacionadas ao Aedes aegypti neste verão Dengue, zika e chikungunya estão entre as doenças causadas pelo Aedes aegypti | Foto: Banco de Imagem

O verão chegou oficialmente nesta semana. E por causa do calor e das altas temperaturas, aumenta também a preocupação com as doenças ligadas ao Aedes aegypti neste período.

Entre as doenças causadas pelo Aedes aegypti estão a dengue, zika e chikungunya. Os dados do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, em dezembro, mostram que entre os meses de janeiro e novembro foram 971.136 casos prováveis de dengue no Brasil, com 528 mortes.

Além disso, nesse mesmo período, os casos de chikungunya chegaram a 78.808, com 25 óbitos e 19 em investigação.

Há um mês, o Governo Federal lançou a campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti: “Combater o mosquito é com você, comigo, com todo mundo”, que tem como objetivo conscientizar os cidadãos, por meio dos agentes de saúde, com a orientação sobre os criadouros do mosquito, o perigo do inseto e os sintomas da doença.

Além disso, o Ministério da Saúde visa mostrar ao cidadão que é preciso lembrar sempre de limpar as estruturas que possam haver focos e evitar a água parada todos os dias.

Teresópolis e Nova Friburgo

Mesmo com a preocupação sobre as doenças ligadas ao Aedes aegypti no verão, as cidades de Teresópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, registraram queda nos casos de dengue, zika e chikungunya, comparado aos anos anteriores.

Em Teresópolis, os dados do levantamento da Secretaria de Saúde, divulgados no final de novembro, mostram que de 1º de janeiro de 2019 a 23 de novembro do mesmo ano foram registrados 40 casos de dengue, 200 de chikungunya e oito de zika.

Comparado com o mesmo período em 2020, foram 20 casos confirmados de dengue no município, um de chikungunya e um de zika.

Nova Friburgo também enviou os dados no final de novembro, através da assessoria de comunicação da Prefeitura. Em 2018, foram 20 casos de chikungunya, enquanto os de febre amarela somaram 62.

Em 2019, os dados mostram 30 casos confirmados de chikungunya e cinco de febre amarela.

E em 2020, foram contabilizados, até agora, 18 casos de chikungunya, um de febre amarela e sete casos de dengue.

Como se prevenir

  • Elimine a água parada nos recipientes
  • Tampe os tonéis e as caixas d’água
  • Não deixa a água empoçar em garrafas e nos pneus
  • Coloque areia nos vasos de plantas
  • Mantenha fechada as lixeiras
  • Coloque tela nos ralos e os mantenha limpos
  • Evite água parada nas lonas que são usadas para cobrir materiais de construção e veículos
  • As piscinas devem estar sempre limpas

Veja outras notícias da Região Serrana do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.