MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Covid-19: novos casos e ocupação de leitos voltam a crescer em Friburgo; veja boletim das cidades do interior

Município serrano também voltou a registrar aumento na procura por testes na rede pública de saúde

Por Kessia Coutinho
31/05/22 - 13:32 | Atualizada em 31/05/22 - 16:46
Covid-19: novos casos e ocupação de leitos voltam a crescer em Friburgo; veja boletim das cidades Teste RT-PCR é coletado do nariz do paciente | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Após um período de baixa no número de casos de Covid-19 em todas as cidades das regiões Serrana e dos Lagos do Rio, alguns municípios do interior voltaram a registrar um aumento no número de pessoas doentes, internações e procura por testes para detectar a doença.

Em Nova Friburgo, por exemplo, o Posto de Saúde Dr. Silvio Henrique Braune, no Suspiro, vem apresentando grande movimentação nos últimos dias, formando longas filas.

De acordo com o último boletim emitido pela secretaria de Saúde do município, na sexta-feira, 27, cerca de 30% dos testes realizados apresentaram positividade. Das 274 pessoas testadas em um dia, 84 foram diagnosticadas com a doença, o que indica um crescimento gradativo dos casos na cidade.

A procura por autotestes, comprados em farmácia também teve aumento.

O boletim divulgado pela prefeitura mostra uma alta na ocupação dos leitos. Nessa segunda-feira, dia 30, todos os dois quartos de UTI e os sete de enfermaria para o tratamento da doença no único hospital público da cidade estavam ocupados.

Ao Portal Multiplix, a secretaria municipal de Saúde informou que irá abrir outros leitos, caso a necessidade seja reconhecida pelos profissionais técnicos da área, visto que o Hospital Municipal Raul Sertã está preparado para prestar assistência, conforme as demandas de contaminação.

A secretaria explicou também que a maioria dos internados tomou a vacina. Apesar do aumento do contágio, como em outros momentos, não houve um crescimento considerável de internações e óbitos na cidade:

Acredita-se que isso se deve à eficácia da vacinação contra o vírus, que a cada dose demonstra um aumento na imunização e, logo, na diminuição dos riscos quando há a contaminação.

Por outro lado, um dos hospitais particulares também está com os dois leitos de UTI sendo usados. Seis das oito vagas da enfermaria estão preenchidas, o que representa 75% de ocupação.

Já outras duas unidades privadas estão sem pacientes internados. Juntas, elas tem oito leitos de UTI e 23 vagas de enfermaria.

O cenário epidemiológico é monitorado no município e a secretaria municipal de Saúde não descarta que a obrigatoriedade das máscaras seja retomada em toda a cidade:

Caso seja analisado que há a necessidade, a gestão poderá retornar com a obrigação das máscaras, entretanto, neste momento, será mantida a obrigatoriedade apenas em unidades de saúde e a recomendação do uso em locais fechados.

No total, os 17 municípios da área de cobertura do Portal Multiplix já somam 165.889 casos confirmados e 4.107 mortes causadas pela doença desde o início da pandemia.

Número de casos por cidade

Teresópolis (41.180), Nova Friburgo (31.187), Cabo Frio, (21.797), Araruama (17.984), Cachoeiras de Macacu (10.267), Armação dos Búzios (8.585), Cordeiro (6.694), Cantagalo (5.786), Bom Jardim (5.386), Carmo (4.028), Sumidouro (2.223), Arraial do Cabo (2.120), Trajano de Moraes (1.995), Macuco (1.934), Santa Maria Madalena (1.911), São Sebastião do Alto (1.472) e Duas Barras (1.340).

Mortes por cidade

Cabo Frio (1.003) lidera, seguida por Nova Friburgo (931), Teresópolis (930), Araruama (469), Cachoeiras de Macacu (128), Arraial do Cabo (96), Armação dos Búzios (77), Cordeiro (74), Carmo (73), Cantagalo (69), Bom Jardim (66), Sumidouro (56), Macuco (32), São Sebastião do Alto (32), Duas Barras (27), Santa Maria Madalena (27) e Trajano de Moraes (17).

Números no estado

O governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), também atualiza o boletim epidemiológico.

Para conferir o mapa e os números da sua região, clique aqui.

Avanço da vacinação

Cidades como Cabo Frio, Búzios e Teresópolis já estão aplicando a dose de reforço da vacina contra a doença nos adolescentes. A vacinação abrange os grupos de 12 a 17 anos de idade.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.