MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Casos da Covid-19 e procura por autotestes disparam em Nova Friburgo; devo usar máscara?

Alta nas contaminações pelo coronavírus provocaram até o fechamento da Câmara de Vereadores nesta semana; veja o que diz uma infectologista

Por Bernardo Fonseca
27/05/22 - 16:24 | Atualizada em 31/05/22 - 16:44
Casos da Covid-19 e procura por autotestes disparam em Nova Friburgo; devo usar máscara? Procura por autotestes de Covid-19 aumentou nas últimas semanas em Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Um boletim divulgado na quinta-feira, 26, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que existe uma continuidade da tendência de aumento dos casos da Covid-19 em todas as regiões do Brasil. E essa realidade também é observada em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, onde a taxa de positividade dos testes feitos pelo SUS está subindo.

De acordo com o levantamento da Fiocruz, a Covid responde por 48% das ocorrências de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas últimas quatro semanas no país. No mesmo intervalo de tempo até a semana passada, eram 41%.

Já segundo os boletins divulgados pela Prefeitura de Nova Friburgo, a taxa de testes positivos realizados pelo SUS na cidade, que chegou a zerar no final de abril, agora está acima dos 20%.

Somente ontem, dos 226 exames feitos na rede pública do município, 56 confirmaram novos casos da Covid no município.

Alta nos casos de Covid-19 começa a refletir na ocupação dos leitos da rede hospitalarAlta nos casos de Covid-19 começa a refletir na ocupação dos leitos da rede hospitalar | Foto: Arquivo/Frank Martins

Ainda na quinta-feira, a ocupação dos leitos na rede hospitalar do município também voltou a subir. Nas enfermarias, chegou a 21,9% e na UTI atingiu a taxa de 15%, segundo a prefeitura. Até recentemente, esses índices estavam zerados ou próximos de zero.

Câmara Municipal foi fechada

O aumento é tão expressivo que resultou no fechamento da Câmara de Vereadores da cidade, após 24 pessoas, incluindo três vereadores, estarem contaminados pelo coronavírus.

De acordo com a assessoria do Legislativo, o prédio será reaberto na semana que vem, mas eventos e reuniões no plenário, à exceção das sessões de terça e quinta e com público reduzido, estão suspensos até o dia 3 de junho.

Venda dos autotestes em alta

Nas farmácias, o aumento de pessoas com sintomas de doenças respiratórias tem provocado uma alta na procura por autotestes de Covid-19.

“Aumentou cerca de 20% em relação ao período anterior ao Carnaval. Geralmente, são pessoas com sintomas que buscam um diagnóstico”, afirma Jeferson Vetoraci, que é balconista de uma farmácia localizada na praça Getúlio Vargas, no Centro.

Em outro estabelecimento, na rua General Osório, também no Centro, a farmacêutica responsável, Andréia Rafari, a venda desses exames que podem ser feitos em casa também subiu.

Chegou um momento que a gente quase zerou, mas cresceu nos últimos dez dias, de uma média diária de dois testes vendidos para algo em torno de 14 a 16 testes. No momento, não pretendemos aumentar estoque porque ele já é grande, mas estamos monitorando.

Para Andréia, a retirada da obrigatoriedade da máscara em diversos municípios foi antes da hora:

“Foi precipitado porque ainda não tínhamos zerado os casos, e temos uma grande parcela de pessoas que ainda não voltou para tomar as doses de reforço das vacinas”, avalia.

É hora de voltar com as máscaras?

Por isso, a infectologista Délia Engel é enfática ao recomendar o uso do item de proteção em locais fechados ou com aglomeração, como no transporte público:

“O número de casos em Friburgo aumentou muito, realmente. Máscaras devem ser usadas em locais fechados e deve haver sempre preocupação com melhorar a ventilação dos espaços, como escolas e academias”, orienta.

A médica alerta ainda que, embora a maioria da população tenha tomado pelo menos duas doses da vacina, o que garante maior proteção, a doença ainda pode ser grave em idosos e imunossuprimidos.

“E algumas manifestações posteriores ao quadro agudo, chamadas de Covid longa, podem acontecer em pacientes que apresentam quadros leves”, complementa.

Vacinação

Procura pelas doses de reforço está abaixo do esperadoProcura pelas doses de reforço está abaixo do esperado | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

Em Nova Friburgo, a procura pelas doses de reforço (3ª e 4ª doses) está abaixo do esperado, como noticiado esta semana pelo Portal Multiplix. Quem ainda não tomou, pode procurar uma unidade de saúde de segunda, 30, a quinta-feira, 2.

Já as pessoas que não receberam a primeira aplicação ou perderam o prazo da segunda dose e não completaram o esquema vacinal, terão uma nova chance na repescagem, na terça-feira, 31.

A imunização infantil também continua no município, tanto com a Coronavac, quanto com a Pfizer pediátrica, na terça, quarta e quinta.

O que diz a Secretaria Municipal de Saúde

Em nota ao Portal Multiplix, a Secretaria Municipal de Saúde disse que a “gestão municipal acredita que não será uma nova onda de casos”, e que embora a positividade tenha aumentado, o número de internações continua baixo, o que mostra a eficácia da vacina.

A pasta reforçou que o uso de máscaras é recomendado em locais fechados e segue obrigatório em unidades de saúde, e que planeja novas datas de dias D de vacinação no município.

A prefeitura segue monitorando o cenário epidemiológico através das áreas responsáveis e não descarta que a obrigatoriedade seja retomada em toda a cidade:

"Caso seja analisado que há a necessidade, a gestão poderá retornar com a obrigação das máscaras."

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.