MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Nova Friburgo tem baixa procura por doses extras da vacina contra a Covid-19

Busca por imunizante contra a influenza também está abaixo do esperado, segundo a Secretaria Municipal de Saúde

Por Bernardo Fonseca
24/05/22 - 11:31
Nova Friburgo tem baixa procura por doses extras da vacina contra a Covid-19 Vacinação contra a Covid-19 está estagnada no país, segundo a Fiocruz | Foto: Banco de Imagem

A vacinação contra a Covid-19 está estagnada no país, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A aplicação da terceira dose está abaixo da média considerada satisfatória. Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, a realidade não é muito diferente, com o agravante de que a adesão à vacina contra a gripe também é inferior ao esperado.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde disponibilizados ao Portal Multiplix nessa segunda-feira, 23, mostram que 156.343 pessoas receberam a 1ª dose do imunizante contra a Covid e 156.229 a 2ª dose.

Porém, somente 87.860 voltaram para receber a vacina de reforço na 3ª aplicação, que na cidade está disponível para todos os adultos com 18 anos ou mais.

Em Nova Friburgo, a 4ª dose foi liberada no início desta semana para todos os idosos com mais de 60 anos e já foi aplicada em 5.151 pessoas até agora, segundo a pasta.

“A nossa cobertura vacinal até a segunda dose é muito satisfatória, mas vemos muitas pessoas evitando a procura pela aplicação de reforço, que também é muito importante no combate ao coronavírus”, reconhece a secretária municipal de Saúde, Nicole Cipriano.

Imunização contra a influenza

Até o dia 19 de maio, apenas 32.120 pessoas receberam a vacina contra a gripe em Nova Friburgo, que é aplicada de segunda a sexta-feira, nas unidades de saúde do município, mas que ainda não foi liberada para toda a população.

“A gripe também estamos vendo uma baixa procura. No final do ano passado, muitas pessoas queriam o imunizante contra a influenza, e como essa é uma campanha datada pelo Ministério da Saúde, não conseguiram. Neste ano, ela também é datada e muito importante no combate de novas variantes”, avalia.

Para a secretária, a vacinação contra a Covid-19 e a influenza fizeram a diferença nos quadros clínicos e nas taxas de contaminação dessas doenças no município. Ela pede que todos que estão no público-alvo desses imunizantes tomem sua dose:

Fica a orientação: procure as campanhas de vacinação, que estão ocorrendo todos os dias em nossas unidades de saúde.

Dicas e cuidados

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o município vive um aumento de atendimentos a pacientes com sintomas de doenças respiratórias, especialmente crianças. Por isso, não basta apenas se vacinar.

A médica infectologista Patrícia Hottz elenca alguns cuidados preventivos importantes que devem ser seguidos por todos ou por alguns grupos específicos:

  • Higiene frequente das mãos;
  • Higiene respiratória como a lavagem do nariz com soro;
  • Uso de máscara em locais fechados por pessoas com alto risco de complicação;
  • Uso de máscara ao sair de casa por pessoas com qualquer sintoma respiratório até que seja feito o teste da Covid e/ou influenza;
  • Manter os ambientes bem ventilados, com ventilação natural se possível;
  • Crianças menores de 5 anos e maiores de 2 anos devem manter o uso de máscaras nas salas de aula já que, por enquanto, elas não são elegíveis à vacinação.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.