MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Secretaria de Saúde de Friburgo divulga novas estratégias para testagens de dengue e Covid-19

Pontos para a realização dos exames passam a funcionar a partir desta segunda-feira, dia 26

Por Alice Wandrofski
26/02/24 - 16:23 | Atualizada em 27/02/24 - 10:51
Secretaria de Saúde de Friburgo divulga novas estratégias para testagens de dengue e Covid-19 Testes de dengue são realizados no Hospital Municipal Raul Sertã | Foto: Reprodução/Portal Multiplix

A Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, divulgou na sexta-feira, 23, as novas estratégias para testagem de Covid-19 e dengue no município. Os pontos para a realização dos exames passam a funcionar partir desta segunda-feira, 26.

Decisão foi tomada diante do cenário epidemiológico da cidade.

De acordo com o boletim divulgado pela prefeitura na última semana, 237 casos de dengue já foram notificados em Friburgo, de janeiro a 20 de fevereiro de 2024.

Sobre os números da Covid-19, segundo o Painel Coronavírus do Governo do Estado, o município registrou 52 casos neste ano.

Nesta terça-feira, 27, a prefeitura informou que irá divulgar os novos balanços de dengue e Convid-19 até esta quarta-feira, 28.

Confira os locais para testagens, informados pelo governo municipal:

Covid-19

Em caso de suspeita de Covid-19, as testagens ocorrem nas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF):

De segunda a sexta-feira:

  • Das 8h às 15h - UBS Olaria, Conselheiro, São Geraldo e Suspiro

  • Das 9h às 15h - ESF Lumiar, Mury, Campo Coelho, Amparo, Riograndina e Nova Suíça

Dengue

  • Hospital Municipal Raul Sertã: os testes são feitos independentemente do período de sintomas, durante todos os dias da semana, em qualquer horário.

  • UPA de Conselheiro Paulino: exames realizados com três a cinco dias do início dos sintomas (devido ao tipo de exame realizado). O atendimento também acontece todos os dias, durante 24h.

Dados da dengue no estado

Em âmbito estadual, na última quarta-feira, 21, o Governo do Rio de Janeiro decretou epidemia de dengue em território fluminense.

O número de óbitos pela doença chegou a seis no estado, sendo o último registrado em Cachoeiras de Macacu.

Avanço da Covid no estado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) disse que retomou na última sexta-feira, 23, a divulgação do Panorama da Covid-19. A decisão foi tomada após os técnicos do Centro de Inteligência em Saúde (CIS-RJ) detectarem um aumento dos índices da doença.

A análise considera os dados registrados desde o início do ano e aponta alta sustentada em indicadores como a taxa de positividade, tanto de antígeno quanto de RT-PCR (diagnóstico laboratorial):

Na primeira semana epidemiológica do ano (31/12/23 a 06/01/24), 10,5% dos 6.487 testes de antígeno realizados na rede pública tiveram resultados positivos. Já na semana epidemiológica 7 (11/02 a 17/02), foram 14.419 testes, com taxa de positividade de 29,9%. Em relação ao RT-PCR, a positividade passou de 10,3%, na primeira semana epidemiológica, para 43,3% na semana sete.

Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.