Atraso no pagamento de médicos paralisa parcialmente atendimento na UPA de Nova Friburgo
Prefeitura diz que realizou repasse, dentro do prazo, para OS responsável pelo pagamento de funcionários
09/11/22 - 15:46

Pacientes que procuraram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no distrito de Conselheiro Paulino, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, nesta quarta-feira, dia 9, foram surpreendidos com a paralisação dos atendimentos médicos.
Os profissionais alegam atraso no pagamento dos salários.
Apenas atendimentos de urgência e emergência estão sendo feitos na unidade. Os demais são encaminhados para o Hospital Municipal Raul Sertã, no Centro.
Por telefone, uma funcionária da unidade confirmou ao Portal Multiplix a veracidade das informações e disse que o atendimento só será normalizado quando o vencimento dos profissionais for regularizado.
A representação do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) na cidade também disse por telefone que, por ora, não irá se posicionar a respeito.
Já a prefeitura, por meio de nota, informou que os repasses mensais para a Organização Viva Rio – organização social responsável pela gestão da unidade e pagamento dos funcionários - foram realizados dentro dos prazos, seguindo o que é preconizado no contrato entre as partes. E ressaltou que cabe à OS a organização e a execução do pagamento aos funcionários.
Prefeitura alega ter feito repasse, dentro do prazo, para OS responsável pelo pagamento de funcionários | Foto: Reprodução/Portal Multiplix
Veja nota na íntegra:
A Prefeitura de Nova Friburgo informa que os repasses para a Organização Social Viva Rio, que é a responsável pelo pagamento dos funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Conselheiro Paulino, foram realizados dentro dos prazos, seguindo o que é preconizado no contrato entre as partes. Cabe, portanto, à OS a organização e a execução do pagamento aos funcionários.
Diante da situação, a Secretaria Municipal de Saúde entrou em contato com a Viva Rio para entender o que havia ocorrido. De acordo com a organização, os médicos da unidade estariam atendendo somente pacientes classificados como vermelhos e amarelos. Entretanto, ainda segundo a OS, as devidas medidas estão sendo tomadas junto aos servidores da UPA para a regularização do serviço e a efetuação do pagamento, que estaria atrasado em um dia, já que o 5º dia útil do mês é hoje, 9 de novembro.
Para que os friburguenses não fiquem sem assistência em saúde, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, estará disponibilizando o apoio dos profissionais médicos do Hospital Municipal Raul Sertã.
A reportagem também entrou em contato com a Organização Social Viva Rio e aguarda o posicionamento da OS a respeito das alegações.
Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.