MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

Projeto inovador: alunos da Firjan Sesi Friburgo vencem Torneio de Robótica First Lego League

Equipe Titãs da Serra apresentou projeto para 'alimentar' semáforos da cidade através de energia solar

Por Redação Multiplix
14/12/22 - 17:26
Projeto inovador: alunos da Firjan Sesi Friburgo vencem Torneio de Robótica First Lego League Equipe Titãs da Serra conquistou o primeiro lugar na categoria 'Projeto de Inovação' | Foto: Divulgação/Firjan

‘Como será o futuro da energia?’ Esse foi o tema que desafiou 38 equipes de todo o estado do Rio a construir um novo caminho para o futuro do segmento na etapa regional do Torneio Sesi de Robótica First Lego League (FLL), que aconteceu na Escola Firjan Sesi - Duque de Caxias.

A proposta era promover a criação de robôs, feitos com peças de Lego, além da elaboração de projetos de iniciação científica.

Após dois anos sendo promovido em formato online, em virtude da pandemia, o torneio voltou a ser realizado em caráter presencial e o público pôde sentir toda a animação gerada pela competição.

Equipe de Friburgo aposta na Mobilidade Urbana

A equipe friburguense Titãs da Serra, da Escola Firjan Sesi Nova Friburgo, apostou no projeto ‘Solarseg’.

Ele consiste em promover autonomia dos blocos semafóricos da cidade, utilizando como fonte de alimentação as placas solares, para incentivar o uso de energias reutilizáveis e sustentáveis, além de reforçar a segurança e melhorar a mobilidade urbana, com a solução das falhas na distribuição elétrica.

A equipe conquistou o primeiro lugar na categoria Projeto de Inovação, que é a pesquisa científica que cada grupo precisa realizar para trazer soluções para o desafio da temporada.

O grupo precisava identificar um problema para resolver; criar uma solução para a comunidade; compartilhar suas ideias, aprender com outras pessoas e melhorar a solução proposta a ser apresentada em um evento.

Tatiana Gomes, gerente operacional da Firjan Senai Sesi Nova Friburgo, conta que o projeto tem um impacto direto na rotina dos motoristas e pedestres, que acabam expostos a riscos quando ocorrem apagões e picos de energia.

No momento em que isso acontece, os sinais desarmam e geralmente ficam piscando intermitentemente em amarelo e em outros casos apagam por completo. Esse fato ocasiona um caos no trânsito, prejudicando a mobilidade urbana, e, consequentemente, aumentando a taxa de acidentes

Para chegar a essa solução, os estudantes visitaram, previamente, a Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu).

Lá conheceram o sistema ‘Cidade inteligente’, local de monitoramento e acompanhamento desses e de outros recursos.

De acordo com as informações coletadas, só nos últimos cinco anos, foram registradas cerca de 36 quedas ou interrupções de energia a cada 12 meses, com destaque para o ocorrido em 2021, quando houve uma falta de energia que durou cerca de quatro horas, segundo dados apresentados pelos representantes da unidade.

“Diante dessa questão, iniciamos a construção de um sistema desenvolvido com uma placa solar (transforma energia radiante proveniente da luz solar em energia elétrica) que é armazenada em uma bateria, com o objetivo de substituir a energia proveniente da rede de distribuição tradicional”, comenta Jaqueline Tinoco, pedagoga da Escola Firjan Sesi Nova Friburgo.

João Victor Penin Caldeira, um dos alunos que compõem a equipe Titãs da Serra, afirma que estão todos muito satisfeitos com o resultado.

Conquistar o primeiro lugar com um projeto dessa relevância é muito gratificante. Nos empenhamos muito na construção desse projeto e em todas as questões que envolvem esse tema.

Receba as notícias do Portal Multiplix direto no WhatsApp. Clique aqui para participar.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.