Parceria visa desenvolver projeto para diminuir impacto das chuvas em Teresópolis

Prefeitura e Unifeso lançarão programa “Proteger Teresópolis” na próxima terça-feira, 26

Por Redação Multiplix
22/03/19 - 14:57
Parceria visa desenvolver projeto para diminuir impacto das chuvas em Teresópolis Teresópolis busca se preparar para o próximo período de chuvas | Foto: João Luccas Oliveira

Com o objetivo de desenvolver projeto para reduzir a vulnerabilidade da cidade aos desastres naturais, em especial aos decorrentes das chuvas, a Prefeitura Municipal de Teresópolis, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil, fechou parceria com o Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso).

Chamado de “Proteger Teresópolis”, o projeto será lançado na próxima terça-feira, dia 26 de março, e contará com a colaboração de técnicos da Defesa Civil, de professores e de estudantes dos centros de Ciências da Saúde e de Ciência e Tecnologia. Eles farão o diagnóstico de risco, a preparação comunitária, a análise geotécnica e o aperfeiçoamento do sistema de monitoramento e gestão.

“Esse é um estudo pioneiro no Brasil. Vale ressaltar o empenho da Prefeitura de Teresópolis e do Unifeso, pois, sem a aplicação do conhecimento científico esse trabalho não sairia. A estimativa é que, no final de novembro, tenhamos pelo menos 20 comunidades muito bem mapeadas para minimizar o impacto das chuvas de verão em 2020”, explica o secretário de Defesa Civil, coronel Flavio Castro.

Para o “Proteger Teresópolis”, o Unifeso irá disponibilizar um total de 27 bolsas para o desenvolvimento de ações de extensão e pesquisa em três áreas distintas, articuladas entre si, e regidas pelo princípio institucional da integração ensino-trabalho-cidadania. Cada área contará com, no mínimo, um professor orientador e um profissional-referência da Defesa Civil do município. As bolsas são no valor de R$ 150,00 e serão concedidas durante a duração do projeto, de abril a novembro de 2019.

“Tudo o que os nossos estudantes querem é estar em cenários reais de prática e achamos que a parceria com a Defesa Civil Municipal era uma grande oportunidade. Pensamos, então, em um projeto que tivesse como objetivo central reduzir a vulnerabilidade de Teresópolis aos desastres naturais decorrentes das chuvas. A ideia é que consigamos chegar no verão de 2020 mais bem preparados”, contou a reitora do Unifeso, professora Verônica Santos Albuquerque.