MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

O que fazer para tentar conter o aquecimento global?

Ações como substituir combustíveis fósseis por renováveis podem evitar o avanço do efeito estufa

Por Matheus Oliveira
21/08/18 - 09:47
O que fazer para tentar conter o aquecimento global? Energia solar é uma das principais formas de energia renovável utilizadas em todo o mundo. | Foto: Banco de Imagens

Nos últimos meses, o mundo testemunha temperaturas em alta em boa parte do planeta e queimadas em países do norte da Europa e nos Estados Unidos. Na Grécia, por exemplo, 74 pessoas morreram em julho deste ano, por causa de incêndios florestais. Para diminuir tal efeito e melhorar o clima, especialistas apontam três atitudes que podem evitar o aquecimento global: substituir combustíveis fósseis por renováveis, proteger e regenerar as florestas e manter os políticos na linha.

Segundo uma pesquisa divulgada em 2017 pela revista Nature Climate Change, metade da população deve ser exposta às ondas de calor até 2100, mesmo que os países cumpram as normas do Acordo de Paris sobre o Clima.

O acordo foi um compromisso firmado durante a Conferência das Partes - COP 21, em Paris, no ano de 2015. O pacto é um compromisso internacional debatido por 195 países com o objetivo de minimizar as consequências do aquecimento global. O intuito da celebração do acordo era também fortalecer a resposta de todo o mundo com relação às ameaças das mudanças climáticas que vêm deixando as temperaturas mais altas. Os países que assinaram se comprometeram a reduzir as emissões de CO2 (gás carbônico) na atmosfera terrestre. Além disso, as nações prometeram manter o aumento da temperatura média da Terra em até 1,5ºC e abaixo de 2°C, acima dos níveis pré-industriais. Mas como o mundo pode cumprir essas metas?

"Não está claro ainda. Parece que as emissões de CO2 começaram a crescer novamente e, se isto se confirmar, só vão começar a cair novamente bem depois de 2020. Até o momento, não parece que será possível (cumprir a meta), a não ser que países relevantes comecem a agir", afirmou o cientista do clima e cofundador do consórcio científico Climate Analytics, Bill Hare.

Combustíveis

As emissões de poluentes na atmosfera são um dos fatores que tornam o clima global mais quente. Para isso, medidas como a substituição do carvão pelo uso de energia eólica, expediente que começa a ser rotineiro em países europeus, além da China e da Índia. Além disso, outra ação que pode diminuir a emissão de gás carbono é eletrificar o sistema de transporte.

“O último carro movido a gasolina precisa sair da concessionária antes de 2035 se quisermos cumprir a meta de limitar o aquecimento global a 1,5 C°”, completou Hare. As casas e escritórios que gerem eletricidade renovável para atender as próprias necessidades também poderiam contribuir para reduzir o nível do efeito estufa no mundo.

Florestas

Diminuir a derrubada de florestas em todo o planeta é uma das missões das autoridades para diminuir os efeitos do aquecimento global, pois tal ação corresponde a 20% das emissões do efeito estufa na atmosfera.

Segundo um estudo da Universidade de Exeter, no Reino Unido, regenerar florestas é uma das principais maneiras de se recuperar o carbono lançado na internet. A pesquisa aponta ainda que o reflorestamento ainda é a principal medida para retomar o carbono jogado no ar.

Políticos

Uma análise das metas estabelecidas mostra que os países ainda precisam se empenhar e tratar a questão ambiental como prioridade em suas agendas. A IEA divulgou que o setor de energia precisa emitir menos de 790 gigatoneladas de CO2 até 2100 para evitar impedir o aumento da temperatura global. Os principais países do mundo e mais antenados a essas questões, estabeleceram medidas de controle de emissões para se adequarem e servirem de modelo ao mundo.

"Em termos do público em geral, as pessoas estão agora mais atentas à questão da mudança climática. E eu acho que isto está levando a mais pressão sobre os políticos, seus partidos e a indústria, para reduzir as emissões", diz Bill Hare.

Por outro lado, a saída dos Estados Unidos do acordo por parte do presidente Donald Trump preocupa os especialistas da área.

"A história vai julgá-lo. Todos concordamos, penso eu, que não há catástrofe climática capaz de fazer Donald Trump rever sua posição", concluiu o profissional.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.