MENU

Fale Conosco

(22) 3512-2020

Anuncie

Contato comercial

Trabalhe conosco

Vagas disponíveis

COP26: RJ assume compromisso com a ONU para zerar emissão de poluentes até 2050

Durante a Assembleia Geral, governo também apresentou projetos para aumentar a cobertura florestal da Mata Atlântica

Por Franklin Vogas
08/11/21 - 14:16
COP26: RJ assume compromisso com a ONU para zerar emissão de poluentes até 2050 Secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, na cerimônia de adesão do estado à campanha da ONU | Foto: Divulgação/Governo do estado

O estado do Rio foi representado pelo secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, na cerimônia de adesão do estado à campanha da ONU (Organização das Nações Unidas) para reduzir emissões de poluentes e reduzir os efeitos das mudanças climáticas, na COP26, em Glasgow, na Escócia.

O documento assinado no fim de semana marca a volta do estado como membro da coalizão climática Under2 e adesão às campanhas Race to Zero e Race to Resilience, que buscam o engajamento de governos, empresas, investidores, acadêmicos e lideranças da sociedade civil para zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050.

"Essa assinatura marca o compromisso do Rio de Janeiro com as medidas de adaptação climática e também para transição rumo a uma economia mais sustentável", afirma Pampolha.

O estado do Rio assumiu o compromisso de fixar novas metas e estratégias de adaptação a mudanças climáticas, restauração florestal e proteção à população vulnerável, que é a que mais sofre com o impacto de eventos climáticos extremos.

O governo informou ainda que, durante a Assembleia Geral da coalizão, o secretário também apresentou ações e projetos que estão em execução no estado e buscam atingir a ambição climática proposta pelo Rio de Janeiro na Conferência, que é o aumento da cobertura florestal da Mata Atlântica em 10% até 2050.

COP26

A 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26) começou no domingo, 31 de outubro, na Europa.

O encontro sobre o clima e o meio ambiente reúne representantes dos 196 países signatários do Acordo de Paris.

Durante a COP 26, que vai até sexta-feira, dia 12, serão realizados encontros para discutir temas como ciência e inovação, soluções para adaptações às mudanças climáticas e da redução de emissão de gases do efeito estufa por veículos e o transporte em geral.

Os resultados e acordos eventualmente fechados durante a conferência deverão ser anunciados no fim do evento.

Declaração dos líderes prevê investimentos de R$ 108 bilhões em financiamento público e privadoDeclaração dos líderes prevê investimentos de R$ 108 bilhões em financiamento público e privado | Foto: Divulgação/ICMBio

Compromisso do governo federal

Sem a participação do presidente Jair Bolsonaro, o país foi representado na COP26 pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, que apresentou uma nova meta de redução de emissões de gases do efeito estufa.

De acordo com o governo federal, a expectativa é que, em 2050, o país zere a emissão de carbono na atmosfera.

“Apresentamos, hoje, uma nova meta climática mais ambiciosa, passando de 43% para 50% até 2030”, disse o ministro.

O Ministério do Meio Ambiente apresentou diretrizes para a agenda estratégica voltada à neutralidade climática. Entre as medidas, estão:

  • Zerar o desmatamento ilegal até 2028: 15% por ano até 2024, 40% em 2025 e 2026, e 50% em 2027, comparando com o ano de 2022
  • Restaurar e reflorestar 18 milhões de hectares de florestas até 2030
  • Alcançar, em 2030, a participação de 45% a 50% das energias renováveis na composição da matriz energética
  • Recuperar 30 milhões de hectares de pastagens degradadas
  • Incentivar a ampliação da malha ferroviária

As apresentações do Pavilhão Brasil estão sendo transmitidas ao vivo no canal do Ministério do Meio Ambiente no YouTube.

Veja outras notícias das Regiões Serrana e dos Lagos do Rio no Portal Multiplix.


É proibida a reprodução total ou parcial dos conteúdos do Portal Multiplix, por qualquer meio, salvo prévia autorização por escrito.
TV Multiplix
TV Multiplix Comunicado de manutenção TV Multiplix Comunicado de manutenção
A TV Multiplix conta com conteúdos exclusivos sobre o interior do estado do Rio de Janeiro. São filmes, séries, reportagens, programas e muito mais, para assistir quando e onde quiser.