'O Agente Secreto': cinema brasileiro tem noite histórica com duas premiações no Globo de Ouro 2026
Longa foi eleito o Melhor Filme em Língua Não-Inglesa e Wagner Moura venceu na categoria de Melhor Ator em Filme de Drama
'O Agente Secreto' venceu 2 das 3 categorias em que concorria
|
Fotos: Reprodução/Rede Social (O Agente Secreto)/Globo de Ouro
O cinema brasileiro viveu uma noite histórica nesse domingo, 11, com a conquista de dois prêmios no Globo de Ouro 2026 pelo filme "O Agente Secreto".
O longa, que já chegou à cerimônia com a marca histórica de três indicações, foi eleito o Melhor Filme em Língua Não-Inglesa.
Já Wagner Moura levou para casa a estatueta por ter sido considerado o Melhor Ator em Filme de Drama. É a primeira vez que um ator brasileiro vence a categoria.
"O Agente Secreto" ainda estava na disputa pelo prêmio de Melhor Filme Dramático, porém "Hamnet" foi a obra vencedora.
Diretor Kleber Mendonça Filho discursou com a presença de parte do elenco e produção ao receber o prêmio de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa | Foto: Reprodução/Globo de Ouro
Ao subir ao palco, o diretor do longa, Kleber Mendonça Filho, fez agradecimentos e destacou a importância de se fazer filmes neste momento:
Dedico esse filme aos jovens cineastas. Esse é um momento da história muito importante para fazer filmes, aqui nos Estados Unidos e no Brasil.
Uma produção brasileira não ganhava a categoria de Melhor Filme em Língua Não-Inglesa desde 1999, quando "Central do Brasil" foi o vencedor.
Os concorrentes de "O Agente Secreto" eram "Foi Apenas um Acidente", "No Other Choice", "Valor Sentimental", "Sirat" e "A Quem Eu Pertenço".
A noite de premiação dupla entra para a história ao marcar a presença do Brasil pelo segundo ano consecutivo entre grandes nomes do cinema mundial.
Em 2025, Fernanda Torres se tornou a primeira brasileira a vencer o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro, pelo filme "Ainda Estou Aqui".
Ao receber o prêmio na edição deste ano, Wagner Moura, ressaltou uma das mensagens de "O Agente Secreto":
É um filme sobre memória, ou a falta dela, e um trauma geracional. Eu acho que, se um trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem. Então, esse prêmio vai para aqueles que estão seguindo seus valores nos momentos difíceis.
O ator ainda dedicou a premiação a quem estava assistindo à cerimônia do Brasil e finalizou:
Viva o Brasil! Viva a cultura brasileira!
Nesta edição, disputavam a estatueta com Wagner Moura: Dwayne Johnon, Jeremy Allen White, Joel Edgerton, Michael B. Jordan e Oscar Isaac.
Wagner Moura interpreta Marcelo, em 'O Agente Secreto' | Foto: Divulgação/Vitrine Filmes
"O Agente Secreto" é ambientado em 1977, período da ditadura militar brasileira.
No filme, Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia, retorna de São Paulo ao Recife tentando escapar de um passado misterioso.
Durante a semana de Carnaval, o que deveria ser um refúgio transforma-se em um cenário de tensão e paranoia.
Outros reconhecimentos
Além do Globo de Ouro 2026, "O Agente Secreto" já recebeu outros reconhecimentos dentro e fora do Brasil.
De acordo com o Ministério da Cultura (MinC), desde a estreia mundial no Festival de Cannes, em que foi premiado pela direção de Kleber Mendonça Filho e pela atuação de Wagner Moura, o longa já soma mais de 20 prêmios concedidos por festivais e associações de críticos ao redor do mundo.
Entre os destaques mais recentes, pode-se destacar a conquista como Melhor Filme em Língua Estrangeira na 31ª edição do Critics Choice Awards, em 4 de janeiro de 2026.
Além disso, Wagner Moura recebeu o prêmio de Melhor Ator e a obra foi reconhecida como Melhor Filme Internacional no New York Film Critics Circle (NYFCC) Awards 2026.
Há ainda expectativas em relação ao Oscar 2026, já que "O Agente Secreto" foi escolhido para representar o Brasil nesta edição pela Academia Brasileira de Cinema.
A 98ª edição da cerimônia da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas está prevista para o dia 15 de março.
As nomeações serão divulgadas no dia 22 de janeiro, uma quinta-feira, conforme publicado no site do Oscar.
Segundo o MinC, dados da Secretaria de Regulação da Agência Nacional do Cinema (ANCINE) apontam que o longa soma mais de 1 milhão de espectadores (1.098.431) e mais de R$ 25 milhões em renda, considerando o período da 52ª semana cinematográfica de 2025 até a 1ª semana de 2026.
O ministério ainda destaca que o filme é o primeiro produzido fora do eixo Sul-Sudeste a ultrapassar a marca de 1 milhão de espectadores nos cinemas brasileiros.
Receba as notícias das regiões Serrana e dos Lagos no Rio direto no WhatsApp. Clique aqui e inscreva-se no nosso canal!






