Nova Friburgo terá testes gratuitos de câncer de pele neste sábado
Ação que disponibiliza serviços de seis profissionais de dermatologia da cidade é parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele

Em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio de Janeiro, uma ação em prol do controle do câncer de pele será oferecida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia em parceria com a Secretaria de Saúde do município neste sábado, dia 7 de dezembro.
O evento faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, o Dezembro Laranja, realizado no Brasil desde 2014. O objetivo é promover mais conhecimentos sobre a doença na sociedade. É importante lembrar que, quando descoberto no início, o câncer tem mais de 90% de chance de cura.
A partir das 9h da manhã, no Posto Sylvio Henrique Braune, próximo à praça do Suspiro, no Centro, médicos dermatologistas da cidade estarão prontos para atender os friburguenses que quiserem fazer os exames preventivos de câncer de pele.
Durante o encontro, seis profissionais estarão no local até às 15h para fazer avaliações de manchas suspeitas e verificar possíveis casos de câncer. Para a consulta, é necessária a apresentação de documentos como identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do Serviço Único de Saúde (SUS).
“Com essa ação, a gente não só previne, a gente cura. Tendo a necessidade, a gente faz um procedimento e o paciente sai de lá curado. Isso é excelente. Inclusive lesões pré cancerosas, nós cauterizamos e tratamos. Também contaremos com o apoio da prefeitura para a realização das biópsias, nos casos indicados”, explica a dermatologista Solange Gonçalves, que vai participar da ação no sábado.
O câncer de pele é o mais frequente e representa mais de 33% dos casos de câncer no país. Além disso, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são registrados, a cada ano, 180 mil novos casos da doença, que pode aparecer no corpo através das pintas quando há modificações de forma, coloração e tamanho. Além disso, coceiras e feridas que não cicatrizam também são sinais.
Além do filtro solar, usar óculos escuros e um chapéu podem ser auxílios importantes quando exposto ao sol | Foto: Banco de Imagem