Portal Multiplix

Nova Friburgo terá palestras com novidades do mercado de trabalho e informações sobre capacitação profissional

Atividades fazem parte do Mundo SENAI, evento realizado simultaneamente no estado do Rio e em todo o país

Por Redação Multiplix - 06 de Novembro de 2018, 11:59
Nova Friburgo terá palestras com novidades do mercado de trabalho e informações sobre capacitação profissional A Robótica será um dos temas das palestras oferecidas em Nova Friburgo . | Foto: Divulgação/FIRJAN Senai

Com o intuito de apresentar novidades do mercado de trabalho e tirar dúvidas de quem quer investir em capacitação profissional serão realizadas nos dias 8 e 9 de novembro, pela Firjan Senai, palestras e oficinas gratuitas em Nova Friburgo.

As unidades do Centro da cidade e o Espaço da Moda terão encontros sobre temas como Indústria 4.0, mercado de automação industrial e de metalmecânica, além de oficinas de modelagem em 3D, Design Thinking e Upcycling. As atividades fazem parte do Mundo SENAI, evento realizado simultaneamente no estado do Rio e em todo o país.

Como o movimento maker pode influenciar as transformações urbanas e a forma como nos relacionamos com os espaços públicos é o tema da palestra “O Futuro da Cidade e a Cidade do Futuro”, que será ministrada pelo CEO do FabLab Recife, Edgar Andrade, que é militante do Movimento Maker no Brasil. Edgar vai estimular a reflexão sobre as cidades serem feitas para pessoas e as possibilidades para o futuro da área.

Os interessados no universo das impressoras 3D e no corte a laser poderão conhecer o FabLab, um laboratório de desenvolvimento de projetos e protótipos na unidade. O espaço faz parte de uma rede mundial criada no Center for Bits and Atoms, do Instituto de Tecnologia Massachusetts (MIT).

Além disso, também serão realizadas palestras sobre robótica no contexto global da Indústria 4.0, Design Thiking e Movimento Maker. O público também vai poder conferir uma palestra com especialistas da Firjan SENAI SESI sobre as vantagens do novo ensino médio articulado com educação profissional.

 Na moda, vai ter oficina para criação de roupas, seguindo o conceito do Upcycling, que propõe o reaproveitamento de objetos antigos estimulando a criatividade e poupando o meio ambiente. Quem gosta do setor pode participar também de atividades práticas com técnicas de estamparia com especialistas do Espaço da Moda da Firjan SENAI.

 Os horários variam de acordo com a unidade. As inscrições podem ser feitas no site Mundo Senai, onde também está disponível a programação completa. Mais informações também podem ser obtidas pelo 0800 0231 231.

Em Nova Friburgo, a unidade do Senai fica na Rua Prefeito Jose Eugenio Muller, 220, no Centro. Já o Senai Espaço e Moda está situado na Avenida Conselheiro Julius Arp, 85, em Olaria.

ERRATA: A versão da reportagem publicada anteriormente no portal informava de forma equivocada o endereço do Senai de Teresópolis. A informação foi corrigida.